Alckmin diz que vai avaliar multa por velocidade média em SP

 O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou ontem (22) que ainda não é uma decisão do governo implantar nas rodovias estaduais a multa com base na velocidade média.
 
A declaração contraria o tom dado por ele e pelo secretário dos Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, anteontem durante um evento no Palácio dos Bandeirantes.
 
A autuação seria possível com a implantação do pedágio por km rodado, que deve ser efetivada em todo o Estado em 2013. Os mesmos sensores usados para a cobrança eletrônica detectariam a velocidade em um trecho.
 
Ontem, Alckmin disse que a multa por velocidade média é ainda "uma possibilidade". "Inclusive, é preciso avaliar a questão jurídica, legal. Não tem uma decisão, isso é uma hipótese", completou.
 
Anteontem, após tomar a iniciativa de falar sobre o assunto em discurso, disse em entrevista: "O que se deseja é segurança, evitar acidentes. Que não tenha velocidade acima do limite nem freada brusca em razão do radar".
 
No mesmo evento, o secretário dos Transportes foi enfático ao dizer que a cobrança seria implantada. "Vai ter. Vai ter e vai ser pela média. Porque é bem melhor do que radar escondido."
 
Projeto do deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP), em tramitação na Câmara, prevê implantar no país a multa com base na velocidade média. O projeto será avaliado por comissões e não precisa ir ao plenário.
 
23/3/2012