Abertura de tráfego no contorno ferroviário de Araraquara retira trens na área central

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a abertura ao tráfego público ferroviário de cargas do contorno ferroviário de Araraquara (SP), concedido à América Latina Logística Malha Paulista (ALLMP). Com a mudança, será reduzido em 50% o movimento diário de trens de carga na área urbana de Araraquara. O contorno ferroviário vai contribuir para a redução do conflito entre o tráfego local e o tráfego ferroviário de cargas, que impacta na qualidade de vida da população.

A implantação do contorno ferroviário foi prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra liberada tem 8,65 quilômetros de extensão e o Pátio Ferroviário em Tutóia conta com 27,55 quilômetros de linhas férreas e área total de 12,90 hectares. O trecho liberado compreende as estações de Ouro, da linha Jundiaí-Colômbia, e de Tutóia, da linha Araraquara-Rubinéia.

Estão em desenvolvimento ações que promoverão a retirada de 100% do tráfego da área urbana de Araraquara, com a transferência das atividades de abastecimento e manutenção de composições para o pátio ferroviário de Tutóia, próximo da cidade. Esse projeto está dividido em duas etapas: a primeira é a construção de novo posto de abastecimento e a segunda, a construção de duas oficinas (vagões e locomotivas). A concessionária All América Latina (ALL) apresentou proposta que está em análise pela área técnica da ANTT.