NTC&Logística divulga impacto do aumento do diesel no frete
Alta anunciada pela Petrobras de 5% pode impactar até 1,72% o frete que já está defasado em 9,66%, segundo a NTC.
O Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC (Decope) divulgou, na sexta-feira (7/11), estudo sobre o aumento do diesel no custo do frete. Os 5% anunciados pela Petrobras podem ter um impacto de até 1,72% no valor do custo final do transporte rodoviário de carga.
Coordenada por Neuto Gonçalves dos Reis, a pesquisa considerou o custo da transferência da carga lotação (carga completa) em um caminhão trator 4×2, tracionando semirreboque furgão de 3 eixos para 27,2 toneladas de carga. Este é o modelo de veículo mais comum em fretes de longas distâncias.
Confira abaixo o impacto relativo a cada distância:
Distâncias | km | % |
Muito curtas | 50 | 0,55 |
Curtas | 400 | 1,37 |
Médias | 800 | 1,54 |
Longas | 2.400 | 1,67 |
Muito longas | 6.000 | 1,72 |
Frete Defasado
Em setembro deste ano, o Decope divulgou novo estudo sobre a defasagem do frete, que apontou uma diferença de 9,66% em relação ao custo e o valor cobrado pelas transportadoras.
A sondagem da associação, elaborada com cerca de 400 empresas do setor, mostrou também que além da defasagem do frete, o mercado de transportes está desaquecido. Houve uma queda no desempenho das empresas de 5,8% no último ano e mais de 30% das empresas sofreram com desvalorização de 10%, segundo a pesquisa.