Governo deve leiloar cinco trechos até meados de 2015

O primeiro lote a ser licitado deve ser o da nova concessão da Ponte Rio-Niterói, administrada pela CCR, mas cujo contrato vence em maio do ano que vem.

O governo deve leiloar até o fim do primeiro semestre de 2015 as concessões de mais cinco trechos de rodovias, disse na sexta-feira o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O novo pacote de concessões havia sido anunciado pelo governo em janeiro, mas até o momento nenhum leilão aconteceu.
O primeiro lote a ser licitado deve ser o da nova concessão da Ponte Rio-Niterói, administrada pela CCR, mas cujo contrato vence em maio do ano que vem. Segundo a diretora da Agência Nacional De Transportes Terrestres (ANTT), Natália Marcassa, "se tudo correr bem" o leilão tem condições técnicas de ocorrer até dezembro, no mais tardar, no início do próximo ano.
 
Os demais trechos incluem 976 quilômetros das BRs 163 e 230, entre Sinop (MT) e Miritituba (PA); 703 quilômetros da BRs 364 e 060 entre Rondonópolis (MT) e Goiânia (GO); 439 quilômetros da BR-364 entre Jataí (GO) e o entroncamento com a BR-153 (MG); 493 quilômetros das BRs 476,153 e 282 entre Lapa (PR), Chapecó (SC) e a divisa entre Paraná e Santa Catarina.
 
Passos participou na sextafeira da assinatura do contrato de concessão da BR-153, no trecho que liga Anápolis (GO) a Aliança do Tocantins (TO). Esse foi o sexto contrato de concessão rodoviária firmado pelo governo dentro do Programa de Investimentos em Logística (PIL). Dos 624,8 quilômetros de extensão do trecho concedido, 598,3 quilômetros deverão ser duplicados em até cinco anos. A partir de então, dependendo do volume de tráfego da pista, a concessionária deverá implementar também uma terceira faixa de rolagem.
 
A empresa Galvão Engenharia foi a vencedora do leilão realizado em maio deste ano, com uma tarifa de pedágio de R$ 4,98 a cada 100 quilômetros, lance que representou deságio de 45,99% em relação à tarifa teto de R$ 9,22/100Km que constava no edital. Esses valores referemse a maio de 2012 e serão corrigidos quando a cobrança for iniciada.
 
O contrato tem prazo de 30 anos e estão previstas nove praças de pedágios, que só poderão começar a operar após a conclusão de pelo menos 10% das obras de duplicação, o que deve ocorrer em 18 meses. Os investimentos estimados nas três décadas de concessão somam R$ 4,3 bilhões, sendo R$ 2,7 bilhões nos primeiros cinco anos de contrato. Somente as obras de duplicação devem chegar a R$ 1,5 bilhão.
 
Também estão previstas a construção de vias marginais e a recuperação da pista existente.
 
Além disso, caso a concessionária obtenha uma melhoria no índice de acidentes na BR-153, poderá haver um incremento nos preços de pedágio. 
Governo deve leiloar cinco trechos até meados de 2015