Concessionários aceleram a duplicação de rodovias

Os novos concessionários das rodovias brasileiras não perdem tempo. Desde maio, estão em obras de duplicação os primeiros 50 quilômetros do trecho rodoviário das BRs 060/153/262, arrematados em dezembro pela Concebra, empresa do grupo Triunfo Participações e Investimentos, que atua no segmento de concessões rodoviárias. O trecho total tem 1.176,5 km, abrange 47 municípios, do Distrito Federal até a divisa de Minas Gerais e São Paulo, e tem alto tráfego por conta de forte atividade industrial, agrícola e extrativa mineral. O investimento total é de R$ 7 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, dos quais R$ 4 bilhões serão aplicados em cinco anos.
 

"Nosso compromisso é duplicar 647,8 km nas rodovias BR-153/MG e BR 262/MG, e, também, executar obras fundamentais como passarelas, melhorias de acesso, interseções, manter e conservar a rodovia em todo trecho concedido, além de oferecer socorro médico e mecânico", comenta Odenir Sanches, diretor-presidente da Concebra.
 

A empresa conta com empréstimo-ponte de R$ 1,060 bilhão do BNDES e tem até 5 de setembro de 2015 para concluir a primeira etapa das obras. "Nossa obrigação é efetuar 10% do total do investimento previsto para os primeiros cinco anos de concessão, para poder iniciar a cobrança do pedágio, conforme reza o novo modelo de concessão", diz.
 

O trecho rodoviário das BRs 060/153/262 é um dos nove lotes da terceira etapa do programa de concessão, incluído no Programa de Investimento de Logística (PIL), lançado pelo governo federal em 2012, que prevê a licitação para 7.500 km de estradas federais, com investimentos totais de R$ 46 bilhões.

 

No ano passado, foram realizados os leilões de cinco trechos, somando 4.248 km concedidos e investimentos previstos de R$ 23 bilhões. Para este ano, informa a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), estão previstos leilões de outros quatro lotes – BR-262/ES/MG, BR-101/BA, BR-153 e TO-080/GO/TO, e BR-116/MG -, cuja extensão soma 2,6 mil km, dos quais 2.282 serão duplicados. O valor estimado do investimento é de R$ 17,8 bilhões.

 

Segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), a extensão das estradas com tráfego sob pedágios aumentou 57% nos últimos dez anos, alcançando 15.454 km, operados por 54 concessionárias.

 

A ANTT administra atualmente 20 concessões de rodovias, totalizando 9.487,7 km. Cinco são concessões contratadas pelo Ministério dos Transportes, entre 1994 e 1997, uma pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 1998, oito concessões referente á segunda etapa (2008/2009), e seis referentes à terceira etapa, fase II e III (em 2013).

 

Para os empresários, o modelo adotado nas últimas concessões não mudou muito os paradigmas dos leilões anteriores e está bastante adequado aos interesses dos investidores. Regra básica: as concessões realizadas no âmbito do PIL são vencidas pelas empresas que apresentam a proposta com a menor tarifa básica de pedágio. "Isso nos levou a apresentar uma proposta com deságio de 52%, ou seja, ganhamos com um preço de tarifa 48% menor que a tarifa básica estabelecida no leilão", conta Sanches. Ele assinala que o preço da tarifa, que será cobrada a partir de janeiro de 2016, deve ficar em torno de R$ 3,00.

 

A ABCR também avalia como positiva a forma como foram realizadas as licitações em 2013. "O governo federal reconheceu que, para superar as deficiências de infraestrutura, precisa contar com a parceria do setor privado, o que foi feito de forma equilibrada e correta. Quando concluído esse processo, serão 19 mil km administrados pela iniciativa privada", diz Ricardo Pinheiro, presidente da ABCR.
31/8/2014