Logística é prioridade para ampliar exportação

Empresários brasileiros afirmam que os custos de logística e a alta burocracia para exportar têm travado o comércio internacional. E, por enquanto, nenhum dos principais candidatos à Presidência da República apresentou propostas concretas para melhorar o cenário para o setor.

 

A diretora da Braseco, Damaris Ávila, afirma que um dos principais entraves que a empresa, atuante no setor de material de construção, enfrenta hoje está relacionado à logística.

 

De acordo com estudo do Departamento de Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), as indústrias brasileiras gastam, aproximadamente, 1% de seu faturamento com despesas logísticas. O mesmo estudo indica que as carências logísticas equivalem a 1,8% do preço dos produtos.

 

Um processo logístico intermodal completamente integrado no Brasil – que envolveria portos, hidrovias, ferrovias e rodovias – é uma das soluções sugeridas por empresários. Eles calculam que, com a integração, o valor do frete para as empresas cairia pela metade, o tempo seria reduzido em até 30%.