S. Paulo amplia cobrança ponto a ponto em pedágio

Entrou em vigor neste sábado (27) à 0h, o sistema ponto a ponto, programa do Governo do Estado de São Paulo de cobrança de pedágio por trecho percorrido, na rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340). O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes na ultima sexta-feira (26).
 
Conhecida como Campinas-Mogi Mirin, a rodovia é a terceira do País a adotar a cobrança por trecho percorrido, mas a primeira aberta à adesão de qualquer motorista.
 
Em 2012 foi instalado o sistema de forma experimental na Rodovia Engenheiro Constâncio Cinta (SP-360), que liga as regiões de Itagiba a Jundiaí; e na Rodovia Santos Dumont (SP-75), que liga Campinas a Sorocaba.
 
A próxima via a receber o sistema será a Rodovia Severino Vaz (SP-332), que liga Campinas a Paulínia e é mais conhecida como "Tapetão".
 
Região metropolitana
O governo prevê que sejam beneficiados cerca de 1,6 milhão de moradores da região metropolitana de Campinas.
 
Na semana passada, os usuários pagavam R$ 9,50 de tarifa na Praça do Km 123 da SP-340, em Jaguariúna. Hoje, com o novo sistema, o valor nesse ponto passará a ser de R$ 4,75.
 
Os motoristas interessados em aderir ao sistema precisam instalar no veículo um chip eletrônico (Tag) de qualquer uma das três operadoras de pedágio eletrônico em atuação no Estado de São Paulo (SemParar, DBTtrans e ConectCar).
 
Além de funcionar nas demais rodovias do estado, o chip fará a leitura por trecho percorrido na praça e no pórtico da SP-340, a Governador Adhemar de Barros.Os motoristas que não quiserem aderir ao sistema e tiverem o chip serão cobrados pela tarifa cheia somente ao passar pela praça de pedágio, nesse caso R$ 9,50.
 
Tecnologia
A tecnologia utilizada na implantação desse novo sistema veio da iniciativa privada, pela responsável da concessão da rodovia, a Renovias, que investiu R$ 6,5 milhões no novo modelo de cobrança. "A tecnologia é inédita e pioneira no Brasil. De origem americana, o sistema serve para qualquer tipo de veículo. Todo o equipamento utilizado, como câmera e sensores, veio dos Estados Unidos" afirma o presidente da Renovias, Roberto Calixto.
 
O objetivo dessas mudanças, do novo sistema, é que no futuro seja adotado em todas as rodovias modelos, os chamados Free-Flow, onde a cobrança é praticamente toda automática.
 
Os motoristas usam chips, que são lidos por pórticos colocados na extensão das rodovias, e a cobrança seria em débito em conta. "Ainda precisaremos manter algumas praças, porque é muito grande o número de pessoas que não têm conta em banco ou são de outros estados e que passam em São Paulo", diz a diretora-geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, Artesp, Karla Bertocco Trindade.