CNT e Despoluir promovem seminário sobre Eficiência Energética de Veículos

Evento vai reunir renomados especialistas nacionais e internacionais. Inscrições são gratuitas e vagas são limitadas.
 
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Programa Ambiental Despoluir promovem, nos dias 5 e 6 de junho, em Brasília, o 1º Seminário Internacional sobre Eficiência Energética de Veículos Pesados. Realizado em parceria com o International Council on Clean Transportation (ICCT) e o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), o evento vai reunir profissionais para debater a importância do tema à economia e ao meio ambiente.
 
Renomados especialistas nacionais e internacionais integram a lista de convidados. O seminário vai reunir transportadores, empresários, caminhoneiros autônomos, entidades e associações de transporte rodoviário de cargas e de passageiros; autoridades de órgãos de governo; representantes de centros de pesquisa e setores industriais e comerciais, além de bancos de fomento. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.
 
A CNT e o Despoluir pretendem aprimorar a gestão de combustível no setor de transporte, conhecer experiências estrangeiras bem-sucedidas, incentivar a conservação ambiental e estimular a formulação de políticas e programa governamentais sobre o tema. Para a CNT, melhorar a eficiência energética e reduzir a emissão de poluentes dos 1,4 milhão de caminhões e ônibus do Brasil significa aumentar a competitividade do transporte.
 
A programação do primeiro dia prevê discussões sobre as tendências da eficiência energética de veículos pesados no Brasil e a importância do assunto para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes no transporte de cargas e de passageiros. Ainda será discutido o panorama mundial das políticas de Eficiência Energética – padrões adotados nos Estados Unidos, Europa, China e Japão, por exemplo – e as novas tecnologias veiculares para ônibus urbanos e para caminhões.
 
O segundo dia será marcado por debates sobre programas e iniciativas internacionais de eficiência energética e sobre gestão de combustível e frota. Também será abordada a influência do condutor na eficiência energética, com a apresentação de técnicas e resultados de programas de treinamento de motoristas para a redução com consumo de combustível.