Projeto arquitetônico do Museu Brasileiro do Transporte conquista Prêmio de Arquitetura

 
O renomado escritório Athié|Wohnrath conquistou quatro prêmios na edição deste ano do IX Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, promovido pela Flex Eventos. A solenidade de entrega aconteceu no último dia 20, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).  Um dos projetos premiados, na Categoria Obras Públicas – Cultural -, foi o do Museu Brasileiro do Transporte, que acaba de ser lançado em um grande evento, no Museu Brasileiro de Escultura (Mube), em São Paulo.
 
Para receber a premiação, estiveram presentes Elza Lúcia Panzan, presidente da FuMtran (Fundação Memória do Transporte), mantenedora do museu, e os sócios do escritório A|W, Ivo Wohnrath e Sérgio Athié.
 
Sobre o Museu Brasileiro do Transporte
Localizado às margens da Rodovia Dom Pedro, o desafio desse projeto foi o de criar espaços que pudessem inserir o visitante no universo do transporte. O prédio do Museu Brasileiro do Transporte foi concebido pela Athié|Wohnrath com circulação vertical, o que interliga duas caixas de vidros e as salas de exposições que lembram contêineres  coloridos. Propositalmente em alturas diferentes, os contêineres possibilitam mais uma viagem no espaço interno do museu e dão a impressão de estarem suspensos. A experiência do usuário é explorada por meio de elementos que fazem referência ao movimento gerado pelo transporte.