Placa de proibido estacionar é a mais desrespeitada em Campinas

A placa mais desrespeitada pelos motoristas de Campinas (SP) é a de proibido estacionar, segundo levantamento feito pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
As placas que indicam o sentido da via e retorno proibido também fazem parte do ranking de sinalizações menos respeitadas pelos condutores da cidade.
Esquecimento
Os nomes das placas, como confluência à direita ou junções sucessivas contrárias, são facilmente esquecidas na memória pelos motoristas. Ricardo Bonero, analista financeiro, tirou a carteira de motorista há 11 anos e não lembra o nome de algumas sinalizações. "O nome exato não sei, mas o que quer dizer, dá pra saber", afirma.
Velocidade
Entre as sinalizações desrespeitadas pelos motoristas estão também as que indicam o limite de velocidade permitido na via. Essa fiscalização é feita por meio de radares, o que aumenta o índice de infrações registradas e de multas expedidas. Já a para outras infrações, como estacionar em local proibido, a Emdec conta com 325 agentes de mobilidade para intervir nesses casos.
Tipos de placas
Mesmo sendo um dos itens da prova teórica e eliminatória do processo de habilitação, algumas sinalizações de trânsito podem ser esquecida quando pouco usuais. As placas de indicação identificam ruas, estradas, destinos e lugares de interesse, servindo para orientar o motorista. Elas são de cor azul e verde.
Já as placas de advertência, possuem o fundo amarelo e as informações escritas em preto. Elas sinalizam ao motorista sobre riscos e obstáculos na pista, como curvas, lombadas e locais perigosos. As placas de regulamentação tem o objetivo de informar sobre as proibições e obrigações do motorista. Caso o condutor desrespeite a indicação, comete uma infração de trânsito e pode ser punido com multas e perda de pontos na carteira.