Prefeitura de SP quer instalar 500 câmeras

Os paulistanos passarão a ser vigiados por 500 câmeras com sistema OCR, que identifica placas e faz cruzamento com um banco de dados. Os novos equipamentos serão instalados em 166 pontos estratégicos da capital na tentativa de coibir crimes.
O sistema será interligado a um banco de dados nacional, muito mais moderno do que o usado nas outras 1400 câmaras da cidade. Se o carro foi roubado em outro Estado ou tiver multas, será detectado pelo mecanismo.
 
A prefeitura pretende instalar cerca de 60 câmeras em todas as saídas da cidade.O objetivo é cobrir rotas de fuga de criminosos, facilitando na localização de carros roubados. Outros 187 equipamentos ficarão em bairros da periferia, como Campo Limpo, Itaquera e Brasilândia.
 
O restante das câmeras será usado no centro expandido, onde a demanda é coibir transporte de produtos piratas, contrabando e roubo de carga. As novas câmeras poderão ser utilizadas pela CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), pela Guarda Civil Metropolitana e pelas polícias Civil, Militar e Federal.
 
Além disso, parte do equipamento será móvel e poderá ser realocado de acordo com a variação dos índices de criminalidade. A consulta pública para a contratação do serviço foi publicada na quinta-feira, no Diário Oficial. A previsão da prefeitura é instalar as câmeras até o fim do ano. Porém, a ação dependerá do andamento das licitações, que devem acontecer nas próximas semanas.

28/5/2012