CET incentiva uso de VUC’s na Capital de SP
Com a liberação da circulação de VUC’s pelas regiões do centro expandido na Capital de São Paulo, oficializada na última quinta-feira (17/05), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) declarou querer que esse tipo de veículo seja cada vez mais usado na região.
“Queremos que esse veículo seja adotado para a distribuição urbana, ele não é tão impactante”, explicou Luiz Gregório, representante do departamento de logística da companhia, ao comparar os veículos liberados – caminhões com no máximo 5,5 metros de comprimento e que transportam até 4,5 toneladas – com os pesados.
Desde 2008, os VUC’s só podiam rodar das 10h às 16h na Zona Máxima de Restrição da cidade, uma área de 100 quilômetros quadrados delimitada pela Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas do Estado, Tiradentes, Mofarrej e a Queiros Filho.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que a Prefeitura não pretende extinguir a restrição a caminhões de maior porte. “Infelizmente, algumas cidades vizinhas estão permitindo um veículo um pouco maior. Não existe a menor hipótese de nós alterarmos em São Paulo o tamanho dos VUC’s. Nossos VUC’s não terão, em hipótese alguma, o tamanho aumentado”, disse.
Ainda de acordo com ele, a liberação para circulação dos veículos foi programada bem antes três anos antes de sua imposição na cidade. “Isso foi estabelecido há sete anos, quando definimos que teria o momento da liberação para a circulação dos VUCs em São Paulo. Isso faz parte de um processo muito bem desenvolvido, que visa melhorar o trânsito na cidade de São Paulo”, explicou.
21/5/2012