Limite de velocidade cai para 90km/h na SP-270 no trecho urbano de Presidente Prudente

A vida é o maior bem a ser protegido. Para oferecer maior segurança aos usuários e pedestres, a velocidade máxima para veículos leves e pesados no trecho urbano da Rodovia SP-270 (Raposo Tavares) em Presidente Prudente passará de 110km/h para 90km/h. O novo limite de velocidade é válido entre os quilômetros 562 e 572.
 
A CART (Concessionária Auto Raposo Tavares), que administra o Corredor Raposo Tavares, fará a alteração da sinalização do trecho e solicita aos motoristas que fiquem atentos e respeitem o novo limite de velocidade máxima na via.
 
A Concessionária informa que o novo limite de velocidade máxima passa a vigorar a partir desta quarta-feira, 04 de abril.
 
Atualmente, a velocidade máxima permitida é de 110 km/h, a mesma dos demais trechos duplicados da Raposo Tavares. “Infelizmente o índice de acidentes no trecho urbano de Presidente Prudente é o maior de todo o Corredor Raposo Tavares”, afirma Helcio Canedo, gerente de operações da CART.
 
Visando diminuir a incidência de acidentes neste trecho da Raposo Tavares, como colisões traseira e atropelamentos, a CART encomendou um estudo técnico. O estudo concluiu que ocorre conflito de tráfego e apontou a necessidade de reduzir a velocidade máxima para disciplinar o trânsito e reduzir o risco de acidentes.
 
“Como a rodovia ‘corta’ a cidade, há entradas e saídas de veículos. A rodovia é usada pelo tráfego local como se fosse uma avenida. Esses veículos desenvolvem velocidade inferior ao do tráfego de longa distância. Além disso, no trecho urbano o volume de tráfego é maior”, explica Canedo.
 
Com base no estudo, a CART solicitou a redução da velocidade máxima na Raposo Tavares nos dez quilômetros que cortam Presidente Prudente. Em portaria publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 10 de março, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) estabeleceu a velocidade máxima de 90km/h entre o km 562 e o km 572.
 
Como estabelece o DER na portaria, o trecho está sujeito a fiscalização da velocidade por equipamentos eletrônicos. “A vida é o bem maior a ser protegido. Para que o limite de velocidade seja respeitado e a vida, protegida, faz-se necessário o sistema de fiscalização”, frisa o gerente de operações da CART.
Proteção à vida
O Brasil está entre os dez países do mundo com maior número de mortes causadas pelo trânsito. O Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde aponta que 40.610 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito no ano de 2010. Para o Ministro da Saúde, os números revelam que o país vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito.
 
Para a prevenção de acidentes de trânsito, os ministérios da Saúde e das Cidades assinaram, em maio de 2011, o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes de Trânsito – Pacto pela Vida. A meta é reduzir em 50% o número de vítimas de acidentes no Brasil até 2020. A CART, que tem como prioridade a segurança do usuário, está engajada nesta campanha.
 
 
3/4/2012