Restrição a caminhões no ABC entra em fase decisiva

A restrição à circulação de caminhões em 20 vias do ABC entrará em período decisivo a partir da semana que vem. Neste período, as prefeituras da região deverão iniciar a publicação de decreto regulamentando o projeto que proíbe o trânsito de veículos pesados ao longo de 40 quilômetros de vias. A divulgação apontará todo o escopo da medida, mencionando a relação de avenidas que se enquadrarão na medida, horário de proibição para a circulação dos veículos, além das exceções previstas pelas cidades.
 
“Nós tínhamos feito uma conversa entre as cidades para publicar os decretos entre a semana do dia 23 e a semana de 30 de março, para que todos tenham conhecimento do decreto e regulamentações. Tecnicamente está mantida (a restrição) desde a conversa do dia 20 no GT”, afirma Andrea Brisida, coordenadora do GT Mobilidade do Consórcio Intermunicipal. Além do decreto, a próxima reunião de prefeitos no Consórcio, marcada para o próximo dia 2, também deverá sacramentar o início da operação.
 
Caso conte com o sinal verde dos comandantes das sete cidades da região, o início da fiscalização de avenidas e,consequentemente, a restrição à circulação de caminhões, será válida a partir de 8 de abril, com fiscalização já no dia 9, segunda-feira. Lançada em novembro do ano passado, a medida tinha previsão de entrar em funcionamento em 21 de dezembro. Com alterações no projeto inicial e coro de entidades diretamente afetadas pela restrição, a medida foi adiada por 40 dias, até chegar à data em vigência.
 
Segundo o Consórcio Intermunicipal, o principal objetivo da ação é diminuir o congestionamento e dar fôlego às principais vias da região. Quem tentar “furar” a restrição poderá levar multa de R$ 85, prevista no Código Brasileiro de Trânsito. O mesmo já ocorre em São Paulo. A proibição de caminhões em horário de pico foi uma solicitação dos próprios prefeitos da região, visando alívio nos congestionamentos do ABC. A expectativa do GT Mobilidade aponta para diminuição de 6 a 8% no trânsito local.
 
Paralelamente, o Consórcio implantou a operação compartilhada nas horas de pico. Em conjunto com cidades vizinhas, agentes de trânsito trabalham desde novembro do ano passado em sintonia nas divisas, tentando garantir a fluidez de veículos entre 6h30 e 9h e 16h e 20h. “Para implantar todas essas medidas fizemos um planejamento com as prefeituras e fizemos uma contagem veicular, além de outra contagem de velocidade. Temos agendado para abril nova contagem nesses mesmos moldes para saber o que melhorou”, cita Brisida. O próximo passo, ainda em estudo pelo colegiado de prefeitos, fica por conta de restrição de estacionamento nos mesmos eixos em que será proibida a circulação de caminhões.
 
Entrega just in time pode se beneficiar
Capítulo à parte na restrição de caminhões na região, o trânsito de veículos que trabalham em ritmo de just in time (sistema de administração e transporte em que o produto tem hora marcada, de acordo com a demanda) pode entrar no bloco de exceções da medida, após coro de montadoras, Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
 
O prefeito de Diadema e presidente do Consórcio, Mário Reali, chegou até a citar a possibilidade de criar selo para os veículos que trabalham neste sistema. “É para garantir as excepcionalidades. Tem alguns fornecedores que têm que cumprir cada um uma hora. Se não entregar eles são multados. Então estamos vendo como vamos ajustar essas coisas”, disse o prefeito.
 
Apesar da predisposição de Reali, o GT ainda não se sensibilizou com a possibilidade de abrir exceção a esse grupo de transportadores. “Apesar de as montadoras falarem e trabalharem com o just in time, a gente pede que se faça um agendamento e que se fuja desse horário de restrição. Afinal de conta, são só cinco horas de restrição por dia”, diz Andrea Brisida.
 
Consórcio estuda pesquisa por implantação de rodízio
Na esteira do que ocorre na Capital, o ABC poderá adotar em breve o rodízio de automóveis em horário de pico. Vigente durante a década de 1990 na região, a restrição de veículos em um dia da semana já é considerada pelo Consórcio Intermunicipal, responsável pela recente restrição de caminhões. Neste sentido, pesquisa a ser realizada com o morador do ABC já é especulada por prefeitos e corpo técnico do Consórcio.
 
“Na última reunião de prefeitos, o assunto rodízio não chegou a ser tratado pelo grupo técnico ainda, mas os prefeitos têm intenção de que seja feita pesquisa de opinião pública para a implantação do rodízio”, cita Andrea Brisida, coordenadora do GT Mobilidade da entidade regional. Consulta, realizada em 1997 pelo Consórcio, já apontara a adesão do motorista ao rodízio.
 
“Na ocasião, apesar de ter números inferiores de congestionamento, o rodízio já era uma coisa bem vista pela sociedade. Não que ele vá resolver o problema sozinho, mas pode dar um belo fôlego e aliviada até que os investimentos maiores sejam concluídos”, completa Andrea
 
22/3/2012