Estradas inacabadas por todo país causam prejuízo de dinheiro público
Quando a obra causa desperdício de dinheiro? Quem passa pelas estradas brasileiras se pergunta: por que tem tanto canteiro abandonado no meio do caminho?
Na BR-365, no Triângulo mineiro, a construção de viadutos está parada. O motivo é que a empresa responsável simplesmente abandonou a obra. E o processo de escolha da substituta deve adiar para o ano que vem a conclusão do serviço.
No sul de Goiás, o problema se repete na BR-153. A duplicação ficou pronta, mas três grandes viadutos ainda não. Em dois deles, o serviço está suspenso. “Começou a obra que veio para mudar, para melhorar e para trazer melhorias e não veio a melhoria. Vieram só complicações. Deixou do jeito que está, com água parada, dando dengue, prejudicando nossa cidade em termos da saúde”, comenta o estudante Isaías Neto.
Segundo o relatório do PAC 2, o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, são 2,1 mil quilômetros de duplicações e adequações de rodovias em andamento no país. Em uma mesma estrada, os trechos são divididos entre várias construtoras, mas as obras não seguem o mesmo ritmo.
Fomos à BR-060, entre Abadia de Goiás e Guapó. Em um trecho, a duplicação está praticamente pronta e já tem o asfalto. Só falta pintar as faixas de trânsito, mas a partir de determinado ponto a situação muda por completo e, dele pra frente, a duplicação está abandonada. Só tem terra, e não há sinal de nenhum trabalhador na obra.
Um mapa do DNIT mostra que a rodovia BR-060 está duplicada em seis trechos diferentes. Dos 300 quilômetros, 100 devem ser entregues em abril. E pode ocorrer desperdício em parte do que ainda não ficou pronto, segundo o doutor em engenharia e transporte Benjamim Jorge Rodrigues, da PUC de Goiás: “Esse cascalho vai ter que ser regularizado novamente, vai ter que ser recolocada uma nova camada de cascalho. Certamente, uma obra paralisada por dois ou três meses pode ficar cerca de 20% até 30% mais cara do que o orçamento previsto”.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o trecho em duplicação na BR-365 que está parado é de 80 quilômetros. Uma nova licitação vai ser feita nos próximos meses para a escolha da empresa que vai concluir as pontes e viadutos.
Quanto a BR-153, entre Goiânia e Minas Gerais, o DNIT explicou que os viadutos só estão sendo feitos agora, porque não havia necessidade deles quando a duplicação foi projetada, há 15 anos. De acordo com o órgão, as obras devem ser retomadas ainda esta semana.
E sobre a BR-060, o DNIT informou que são oito trechos de obras e que não há como começar todos de uma vez só. Afirmou também que o ritmo do trabalho está mais lento por causa do período das chuvas.
21/3/2012