Roubo de veículos cresce 18% em São Paulo

A cidade de São Paulo registrou um aumento de 18% do número de roubos de veículos em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. O crescimento puxou para cima os números do Estado, que registrou 10% de aumento.
Se somados os furtos – quando a vítima não percebe o crime de imediato -, os ladrões levaram, em média, quase 20 veículos por hora no Estado neste mês de janeiro.
 
Os dados constam do balanço mensal da Secretaria de Estado da Segurança, divulgado ontem pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB).
 
Assassinatos – Segundo as estatísticas, os números de vítimas de homicídios dolosos (intencionais) e de latrocínios (roubos seguidos de morte) também cresceram na comparação com janeiro do ano passado.
 
No mês de janeiro, 382 pessoas foram vítimas de homicídio no Estado em 352 casos -existem casos com duas ou mais vítimas, mas o governo unifica o atentado em boletim de ocorrência. No ano passado, foram 376 mortos em 360 casos. O aumento do número de vítimas foi de 1,6%.
 
O latrocínio, um dos crimes que mais assustam a população por conta da violência gratuita do criminoso, que normalmente atira por acreditar que a vítima reagirá ao roubo, subiu 9,5% no Estado.
 
Foram 21 casos com 21 vítimas em janeiro de 2011 e, no mês passado, 22 casos com 23 vítimas mortas em roubos.
 
Para o comandante-geral da PM paulista, coronel Álvaro Batista Camilo, mudanças na lei ocorridas no meio do ano passado, como a reforma do Código de Processo Penal, fizeram com que os crimes contra a vida aumentassem.
 
"Até julho do ano passado, quem era pego com uma arma ilegal era preso e não tinha direito a pagar fiança. Com a mudança na lei e a possibilidade de pagar fiança para responder pelo crime em liberdade, muitos criminosos têm perdido o receio da punição e têm atacado mais os cidadãos", disse Camilo.
 
Para o comandante da PM, mudanças na infraestrutura da corporação ao longo de 2011 também passarão a ter efeito agora, em 2012, e a sinalização de aumento nos crimes contra o patrimônio e contra a vida constatadas em janeiro será revertida.
 
Para ele, a contratação de 6.100 PMs e a compra de 2.700 carros ajudarão a combater a criminalidade. "Os efeitos dos investimentos levam tempo para aparecer para a população", afirma.
 
Área de comércio tem explosão de crimes – Bom Retiro, conhecido por suas lojas de roupas, registra mais roubos e furtos
 
Para chefe da Polícia Civil, estatística será usada para cobrar eficiência das investigações policiais
 
A região do Bom Retiro, onde fica a rua José Paulino, famosa pelo comércio popular de roupas, teve uma explosão de roubos e furtos em janeiro, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública.
 
O 2º DP (Bom Retiro) teve maior crescimento desses dois crimes. Roubo teve alta de 548,65%; furto, de 280,67%.
 
No ano passado, o 2º DP não esteve entre os líderes do ranking de roubos e furtos. Entre as 93 delegacias da capital, foi o 82º nos roubos e 30º em relação aos furtos.
 
"Usaremos a estatística para saber o que aconteceu nessas áreas com mais crimes. Vamos cobrar dos delegados de cada área uma explicação e mais combate aos crimes", disse o Marcos Carneiro Lima, chefe da Polícia Civil.
 
Em janeiro, o 1º DP (Sé) foi o líder de roubos, com 250 casos -alta de 14,16%-, seguido pelo 2º e 3º (Santa Ifigênia) DPs, com 240 cada um.
 
No caso dos furtos, a liderança em janeiro também foi do 1º DP, com 662 registros, uma queda de 18,07% em relação a janeiro de 2011. O 2º DP ficou com quarto lugar.
 
Furtos e roubos de veículos tiveram explosão no 28º DP (Freguesia do Ó), na zona norte paulistana. Roubos de veículos cresceram 619,29% neste distrito em janeiro sobre o mesmo mês de 2011; os furtos de veículos, 280,67%.
 
Pinheiros – A Freguesia do Ó é o local onde houve maior crescimento de casos, mas não é o bairro com maior risco de o paulistano ter o veículo levado.
 
O 14º DP (Pinheiros) teve mais furtos de veículos em janeiro: 108, alta de 10,2%. A Lapa, líder de 2011, teve queda de 13,45% e caiu para o segundo lugar, com 103.
 
Já o DP com maior número de roubos de veículos foi o 98º (Jardim Miriam), com 115 registros, alta de 125,49%.

28/02/2012