CART inicia duplicação da Rodovia João Baptista Cabral Rennó
A CART (Concessionária Auto Raposo Tavares) vai investir R$ 2,58 bilhões no prazo de 30 anos em obras para dotar o Corredor Raposo Tavares do padrão de excelência das melhores rodovias do Estado de São Paulo. Desse total, R$ 1,56 bilhão será investido até 2016. A duplicação da Rodovia João Baptista Cabral Rennó (SP-225) é uma delas. A obra será dividida em duas etapas.
A duplicação da primeira etapa começará no próximo dia 22 de fevereiro. A CART recebeu ontem (terça-feira, dia 14) da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) a licença de instalação da duplicação do trecho entre o km 235+040 – do dispositivo de entroncamento com a rodovia Marechal Rondon (SP-300) – até o km 242+670 (altura ponte do Rio Batalha).
Assim que obteve a licença ambiental, a Concessionária emitiu a ordem de serviço à Construtora OAS, que executará todas as obras de engenharia. As máquinas e recursos já estão mobilizados para iniciar a duplicação. Porém, em função do Carnaval, período em que a CART suspende todas as obras para contribuir com a fluidez ao tráfego, os trabalhos começarão na próxima semana, após o feriado.
A duplicação consiste na construção de uma nova pista, com duas faixas de rolamento, ao lado da já existente, de canteiro central, de acostamento e de sistema de drenagem, afirma Juvencio Rezende, Superintendente de Engenharia e Operações da CART. “A data do início dos trabalhos depende também das condições climáticas favoráveis”, explica.
Para a segurança dos usuários, também serão construídos três dispositivos de acesso: no km 237, para acesso aos condomínios residenciais Villagios; no km 239 para acesso ao Residencial Lago Sul e avenida José Vicente Aiello, e no km 241, para retorno. O investimento total da CART, somando a duplicação e a construção dos três dispositivos, é de R$ 33.207.601,40.
A previsão é concluir esta etapa da duplicação, que está toda inserida no município de Bauru, em 2013. “Esta primeira etapa da duplicação já causará impacto significativo aos usuários, que terão maior segurança e conforto”, completa Rezende. Ao longo da execução das obras de engenharia será necessária a implantação de alterações no regime de tráfego, que serão divulgadas à medida que forem adotadas.
Na segunda etapa será duplicado o restante da SP-225, ou seja, do km 242+230 ao km 298+900. A previsão é começar a segunda etapa a duplicação em 2013 e terminá-la em 2016. A CART administra as rodovias João Baptista Cabral Rennó (SP-225), Orlando Quagliato (SP-327) e Raposo Tavares (SP-270), num total de 444 quilômetros entre Bauru e Presidente Epitácio.
15/2/2012