Pedágio de Jaguariúma será cobrado por quilômetro rodado
O sistema de cobrança de pedágio por quilômetro rodado passará a ser executado em no máximo 40 dias na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Essa é a promessa do governador Geraldo Alckmin, que afirmou, na última semana, que a Rodovia Santos Dumont (SP-75), que liga Campinas a Sorocaba, será a primeira a receber a tecnologia. A melhor notícia para os moradores de Jaguariúna, porém, fica por conta de outra afirmação de Alckmin, que confirmou que a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) está realizando estudos para que a Rodovia Adhemar Pereira de Barros (SP-340), que liga Campinas a Jaguariúna, se torne a segunda a utilizar o sistema de cobrança por quilômetro rodado.
O novo formato coloca um “ponto final” na antiga disputa entre o Governo e a Renovias, que se arrastava há meses. Alckmin exigia da concessionária a construção de mais uma praça de pedágio, em Mogi Mirim, como previa o contrato de concessão. Com isso, o preço da tarifa para moradores da cidade cairia pela metade. A empresa, por sua vez, alegava não ter nenhuma cláusula de obrigatoriedade no acordo assinado. Em entrevista, Alckmin confirmou a nova postura. “Com o novo sistema de cobrança não faz sentido exigir a construção de nova praça”.
Devido à disputa entre as partes, em 2011, Jaguariúna foi palco frequente de protestos contra os altos preços dos pedágios. As manifestações pediam o cumprimento da promessa feita, ainda em 2010, pelo então governador Alberto Goldman, que havia reafirmado o compromisso assumido por José Serra que dizia que até setembro de 2011 a praça seria desmembrada. Desde então, o prefeito da Jaguariúna, Gustavo Reis (PMDB), também cobrava do Governo um desconto de pelo menos 70% no pagamento da tarifa para os motoristas de veículos com placa da cidade. Atualmente, quem vai de Jaguariúna até Campinas (18 Km) tem apenas 20% de desconto no valor da tarifa, desde que seja usuário do sistema Sem Parar.
Em entrevista a Gazeta Regional, Gustavo Reis comemorou a decisão. “É uma vitória da população de Jaguariúna, que espera há muito tempo por uma solução justa para uma cobrança tão abusiva como essa. Em 2011 tive diversas audiências com o governador e comprovei com uma série de documentos e números que a cobrança na praça da SP-340 é totalmente absurda e prejudicial aos usuários da rodovia”, afirmou o prefeito, que agradeceu a ajuda da população: “Quero ressaltar o importante apoio de muitos moradores que também se uniram nesta importante reivindicação e formaram o movimento Pedágio Justo. Mostramos que, quando se une vontade política com mobilização popular, é possível, sim, alcançar importantes conquistas que defendem o interesse público”, disse Gustavo Reis.
Para o prefeito, a cobrança por quilômetro rodado é a forma mais correta para se ter uma justiça tarifária, já que o desmembramento, como previsto anteriormente pelos órgãos competentes, melhoraria, mas não tornaria realmente justa a cobrança. “O usuário deve pagar pelo trecho percorrido, como acontece em muitos países da Europa e nos EUA, e não uma tarifa pré-determinada, independente de quantos quilômetros rodou na rodovia. O certo é quem anda mais pague mais, e quem anda menos pague uma tarifa menor”, opina ele. A tão aguardada solução da disputa não deve demorar.
De acordo com Gustavo Reis, em todas as conversas que ele teve com o governador e com a Artesp, houve uma garantia que o sistema será implantado na SP-340 ainda em 2012. “Torço e continuo cobrando para que entre em funcionamento o mais rápido possível, pois não podemos mais admitir o prolongamento dessa situação”, conclui. Além das duas rodovias citadas, o Alckmin confirmou que a rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), que liga Jundiaí a Itatiba, também deve receber o sistema em breve.
Cadastramento começa pela SP-75
Segundo a Artesp, todo o trabalho para o funcionamento da cobrança ponto a ponto, junto à concessionária responsável pela Rodovia Santos Dumont, já foi feito e, no momento, só está sendo aguardado que a empresa vencedora da licitação entregue os equipamentos que farão a leitura e cálculos dos pedágios. Assim que o material chegar, será dado início ao cadastramento dos usuários e, em seguida, a entrega gratuita dos aparelhos de cobrança para os motoristas das cidades localizadas na extensão da rodovia – Sorocaba, Itu, Porto Feliz, Salto, Cabreúva, Indaiatuba e Campinas. O investimento para a implantação da estrutura será de R$ 24 milhões, incluindo a aquisição de um milhão de tags (leitores), câmeras, pórticos, antenas e outros equipamentos necessários para o funcionamento pleno desse tipo de sistema.
15/2/2012