Rota das Bandeiras finaliza etapa de obra antideslizamento na Itatiba-Louveira
A Concessionária Rota das Bandeiras concluiu na última quarta-feira, 18 de janeiro, as obras de contenção de taludes em três pontos prioritários da rodovia Romildo Prado (SP-063), que faz a ligação entre Itatiba e Louveira.
O trabalho visa ampliar as condições de segurança ao longo da rodovia e consiste na recuperação dos taludes de aterro (abaixo do nível da rodovia) que foram danificados pelas chuvas. Outros três pontos da rodovia também estão recebendo as obras de melhoria e o trabalho deverá ser concluído até o final de março.
Durante o período de obras, é importante que o motorista que normalmente trafega pela rodovia Romildo Prado redobre sua atenção. Trechos do acostamento podem ser interditados nos pontos que ainda estão em obras.
“São obras complexas, mas se comparadas ao prejuízo e ao risco que trazem para os usuários, são fundamentais para ampliar o nível de segurança e conforto oferecidos”, afirmou o engenheiro Márcio Viana, responsável pelas obras na SP-063.
Para execução das obras, a Rota das Bandeiras adotou dois métodos construtivos: a “cortina atirantada”, que consiste na construção de paredes de concreto com tirantes; ou a implantação de perfis metálicos para contenção dos taludes. O projeto todo prevê investimento de cerca de R$ 6 milhões.
Pontos em obras
O projeto da Rota das Bandeiras prevê a recuperação de taludes em seis pontos na rodovia. Nesta primeira etapa, os três primeiros pontos foram concluídos:
– do km 2+350 ao km 2+700, na pista oeste (sentido Anhanguera);
– no km 4+550, na pista oeste (sentido Anhanguera);
– no km 4+750, na pista oeste (sentido Itatiba);
E outros três devem ficar prontos até março:
– no km 5+550, na pista oeste (sentido Anhanguera).
– do km 4+065 ao km 4+300, na pista oeste (sentido Anhanguera);
– no km 4+550, na pista leste (sentido Itatiba);
Rota das Bandeiras
O trabalho de contenção de taludes integra o programa de investimentos da Rota das Bandeiras, uma empresa da Odebrecht TransPort, investidora e operadora no Brasil de negócios relacionados à mobilidade urbana, rodovias, sistemas integrados de logística e transportes.
Além da SP-063, o Corredor Dom Pedro é formado pela rodovia Dom Pedro I (SP-065) e pelo anel viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083), além de trechos da rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), entre Campinas e Mogi Guaçu; e Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), entre Itatiba e Jundiaí.
20/1/2012