Um ano depois, SP ganha novo sistema de emissão de CNHs
Exatamente um ano depois da previsão inicial, o novo sistema de emissão de carteiras de motorista, batizado de e-CNHsp, começou a ser implantado na cidade de São Paulo.
O sistema estava previsto para começar no dia 20 de dezembro de 2010, mas foi adiado, segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), para a correção de problemas.
O sistema foi instalado no ano passado em cidades da região metropolitana e do interior do Estado. No início, donos de autoescolas reclamaram de problemas técnicos, como falhas no processamento e na identificação do motorista, que causavam atrasos e prejuízos.
Após a suspensão da implantação do e-CNHsp em São Paulo, o Detran passou por reformulação, deixando a Secretaria da Segurança Pública e sendo integrado à Secretaria de Gestão Pública.
O Detran afirma que o adiamento foi definido para que as entidades envolvidas no processo de emissão da habilitação –médicos, psicólogos e Centros de Formação de Condutores– tivessem um prazo maior para se adaptar às exigências do novo sistema.
Entre as exigências estão a aquisição de certificado digital pessoal (e-CPF), e equipamentos de informática e acesso à internet com a configuração mínima recomendada. Segundo o Detran, o programa foi criado para dar mais rapidez e segurança à emissão e à renovação de carteira de motorista.
"Desde que foi implementado no Estado, em 2010, o sistema sofreu aprimoramentos e ajustes para melhor atender ao interior e suprir a alta demanda da capital", afirmou o órgão, em nota.
MUDANÇA
Desde ontem (19), quem quiser tirar a primeira habilitação em São Paulo tem que fazer um pré-cadastro no site e-cnhsp.sp.gov.br e agendar a apresentação da documentação e a coleta biométrica (captação de digitais, fotografia e assinatura digital) em uma das unidades de atendimento do Detran.
O mesmo vale para quem vai renovar a carteira, para a reabilitação de permissionários ou adição e mudança de categoria na CNH.
Após o cumprimento dessas etapas, o cidadão fica apto a prosseguir com o processo tradicional para tirar a habilitação: exames médicos, psicotécnicos e realização de aulas teóricas e práticas.
A identificação do candidato pelas impressões digitais é uma das principais novidades do novo sistema. Além disso, o e-CNHsp permite que informações sejam transmitidas em tempo real para a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados de São Paulo).
20/12/2011