Tráfego de caminhões deve ser restrito em estradas do Rio
A partir de janeiro, as rodovias Rio-Petrópolis e Rio-Teresópolis, administradas por concessionárias, poderão ter horários de restrição para caminhões, segundo a Secretaria estadual de Transportes. O objetivo é reduzir os engarrafamentos nos acessos ao Rio. As informações são do jornal “O Globo”.
A proibição deverá afetar o tráfego nos fins de semana e feriados. O mesmo esquema poderá ser usado em outras estradas antes do carnaval. De acordo com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, veículos com três eixos ou mais não poderão circular nas duas vias das 17h às 22h às sextas-feiras; das 7h às 14h aos sábados; e das 7h às 22h aos domingos e feriados.
Segundo Lopes, a medida já vai entrar em vigor na segunda quinzena de janeiro. A mudança foi discutida com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), concessionárias e entidades que representam o setor de transporte de carga. Em nota, a ANTT confirmou a negociação, mas informou que, nos domingos, a proibição vai valer entre 14h e 22h.
Para a ANTT, a ampliação da medida para outras estradas depende da avaliação dos resultados das primeiras experiências. A CRT, concessionária da Rio-Teresópolis, informou através de sua assessoria que ainda não foi informada sobre a mudança.
5/12/2011