Três novos radares já estão multando infratores nas SPs 310 e 326
Novos equipamentos iniciaram operações à 0h desta sexta-feira (10), na SP-310, em Catiguá e Cedral; e na SP-326, em Jaboticabal
Desde à 0h desta sexta-feira (10), três novos radares já multam os veículos que desrespeitam os limites legais estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para as respectivas rodovias: Washington Luís (SP-310) e Brigadeiro Faria Lima (SP-326), sob administração da concessionária EcoNoroeste.
De acordo com a empresa, a autorização para o início da operação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no dia 3 de janeiro deste ano.
Segundo a concessionária, dois radares estão na Washington Luís (SP-310), sendo um no km 394+460, pista sentido interior, em Catiguá (SP), e outro no km 424+270, pista sentido interior, em Cedral (SP). Já o terceiro equipamento está localizado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), no km 343+760, pista sentido capital, no trecho urbano de Jaboticabal (SP).
A velocidade máxima será de 110km, para veículos leves, e 90km, para pesados. Quem desobedecer será multado, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Novos radares
Esses três radares dão início ao processo de operação de 45 novos equipamentos, que foram instalados nos últimos meses na Washington Luís e Brigadeiro Faria Lima e, também, nas rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333).
A ação faz parte do contrato de concessão assinado com o Governo de São Paulo. O projeto prevê a instalação de um radar a cada 10 quilômetros de estrada, passando por 17 cidades: São Carlos, Araraquara, Matão, Pindorama, Catanduva, Catiguá, Uchoa, Cedral, São José do Rio Preto, Mirassol, Guariba, Jaboticabal, Bebedouro, Sertãozinho, Barrinha, Taquaritinga e Itápolis.
Homologação
Segundo a concessionária, a operação dos novos equipamentos está sendo liberada de acordo com as homologações do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) e publicações no Diário Oficial. Os radares são mantidos e operados pela concessionária, em cumprimento à obrigação estabelecida pelo contrato de concessão. O DER-SP é responsável pelo processamento dos registros e pela aplicação e cobrança das multas por excesso de velocidade.
Para cada novo radar, a concessionária fará prévia e ampla divulgação, utilizando placas, faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), alertando os usuários para o início da operação. A relação dos novos equipamentos poderá ser conferida nas redes sociais da concessionária.
Mais segurança
Levantamento feito pela concessionária indica que 30% dos acidentes nas rodovias são colisões traseiras causadas por excesso de velocidade. De acordo com Luiz Tavares, gerente de Atendimento ao Usuário da concessionária, a implantação de radares é um trabalho destinado, justamente, à redução de sinistros (acidentes).
“A partir desse amplo estudo, verificamos os pontos com grande volume de ocorrências e indicamos a localização de novos radares nessas áreas. Os equipamentos servem para controlar os usuários que trafegam em excesso de velocidade, portanto, aqueles que aumentam o risco de acidentes com vítimas graves e fatais. Os usuários que respeitam a velocidade garantem uma viagem segura e não devem se preocupar”, afirma Tavares.
Fonte: Estradas / Foto: Divulgação/EcoNoroeste