FETCESP realiza reunião em São José do Rio Preto
A reunião da FETCESP foi realizada na última sexta-feira (22), em São José do Rio Preto, inicialmente presidida interinamente pelo Sr. Kagio Miura, presidente do SETCARP.
O relatório dos assessores trouxe alguns aspectos importantes. Dr. Narciso Figueiroa destacou a reunião da Comissão de Negociações Coletivas que aconteceu em Campinas com a participação de assessores jurídicos e presidentes de Sindicatos da base da FETCESP. A pauta do encontro foi a avaliação da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre os Embargos de Declaração e os impactos nos itens da Lei 13.103/15 declarados inconstitucionais, além das atualizações sobre as negociações coletivas de 2024.
Dr. Marcos Aurélio Ribeiro destacou a existência de uma PEC proposta pelo Ministro da Justiça Ricardo Lewandowaki na direção de que todo o trabalho voltado ao combate do roubo de cargas seja coordenado pelo Governo Federal. Segundo o assessor da FETCESP as ações de combate ao roubo de cargas não podem ser realizadas segmentado por cada estado, como acontece hoje. Dr. Marcos Aurélio solicita que todos os Sindicatos apoiem a aprovação da PEC.
Outro tema trabalhado foi a reunião dos executivos dos Sindicatos que acontecerá no dia 11/12 deste ano com o objetivo de partilhar as melhores práticas e assim maximizar o trabalho de cada entidade.
Rafael Marchesi, Supervisor Regional do SEST SENAT, destacou que a partir de 2025 será oferecido pelo SEST SENAT os Cursos Técnicos aprovados pelo MEC. Serão oferecidos os cursos Técnicos de Segurança do Trabalho, Mecânica, Logística e Administração. E acrescentou que no próximo ano serão realizadas as Feiras de Empregabilidade em todas as Unidades do SEST SENAT do Estado de São Paulo.
Com os relatos das Unidades, e agradecendo a recepção da Diretoria do SETCARP na pessoa do Sr. Kagio Miura, o presidente Carlos Panzan encerrou a reunião destacando o papel do SEST SENAT e a necessidade de que todos possam caminhar lado a lado.
FETCESP