Itararé-SP passa a exigir cadastro de caminhões que circulem na cidade
A cidade de Itararé, em São Paulo, iniciou um cadastramento de empresas e de caminhoneiros autônomos que tenham caminhões na cidade. De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), quem tiver áreas de estacionamento de caminhões dentro da cidade, terão que ter uma autorização especial para a circulação, em trajeto específico.
Uma lei municipal de 2023 mudou as regras para a circulação de caminhões e carretas na cidade, com peso acima de seis toneladas. Essas regras entram em vigor na quarta-feira, 12 de junho.
O documento determina que, a partir da data estipulada, ficará proibido o acesso ou estacionamento de caminhões e de veículos de carga articulados, biarticulados ou suas unidades tratoras, acima de seis toneladas, nas vias urbanas do município.
As empresas que tenham pátios ou estacionamentos dentro da cidade terão seus direitos garantidos pela lei, desde que os proprietários ou responsáveis solicitem autorização específica junto ao Departamento Municipal de Trânsito.
Após o cadastro, o Demutran concederá autorização especial para cada veículo, após a vistoria e avaliação, que terá um trajeto fixo para os caminhões, que deverá ser obedecido.
Os proprietários de veículos pesados precisam entrar em contato com a Demutran, com cópias do comprovante de endereço do estacionamento, para emissão da autorização.
Fonte: Blog do Caminhoneiro / Foto: Divulgação