Vendas de caminhões mantém tendência de alta em 2024
As vendas de caminhões no mercado interno acusaram uma evolução de 7,47% nos cinco primeiros meses do ano, apesar da queda de 11,27% no volume de emplacamentos registrada no mês de maio em relação à abril. O acumulado no ano somou 45.796 caminhões licenciados, ante 42.614 unidades contabilizadas em igual período de 2023. Os dados são da Fenabrave, entidade que reúne os distribuidores de veículos, com base no Renavam.
Mesmo com o recuo em maio, os resultados do segmento foram positivos, na visão de Andreta Jr, presidente da Fenabrave. Segundo ele, o agronegócio e setores industriais continuam impulsionando o mercado de caminhões. “Porém, observamos aumento importante na construção civil e no segmento de locação, este último, em função das empresas de transporte que preferem não investir seu capital de giro neste momento”.
Mercado de ônibus
Situação bem diferente vem ocorrendo no mercado de ônibus, que vem mantendo a tendência de queda. Os emplacamentos totalizaram 9.184 unidades em 2024, queda de 18,61% na comparação com os 11.284 chassis licenciados de janeiro a maio de 2023. Trata-se de uma retração expressiva, de acordo com Andreta Jr, considerando a expectativa da realização de negócios atrelados ao Programa Caminho da Escola. “Até agora, as prefeituras não têm efetivado os pedidos do Programa Caminho da Escola como havíamos estimado. A renovação natural da frota talvez possa ajudar a impulsionar o setor, mas ainda não temos como prever isso com exatidão”, afirma o dirigente.
Ainda que os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul estejam sendo ainda contabilizados, a entidade mantém as projeções de emplacamentos de veículos para 2024. No caso dos caminhões, a estimativa é encerrar o ano com uma evolução de 10%, o que equivaleria a 114 mil unidades licenciadas. Já o mercado de caminhões projeta uma evolução de 20%, traduzindo um volume da ordem de 29,5 mil chassis emplacados no ano.
Confira, no quadro abaixo, os emplacamentos de veículos de todos os segmentos referente ao mês de maio, em como no acumulado do ano.
Fonte: Frota&Cia / Foto: Divulgação