Sistema Transporte se solidariza com o Rio Grande do Sul e une esforços para auxiliar a população do estado
SEST SENAT passou a ofertar atendimento psicológico gratuito por meio de uma central nacional; unidades operacionais atuam como abrigo e centro logístico de doações no estado
O Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) demonstra profunda tristeza com a situação que tem sido vivenciada no Rio Grande do Sul, devido às chuvas. Acreditamos que nesse momento o mais urgente é socorrer a população e evitar que novas vítimas sejam feitas. Como setor responsável pelo transporte de pessoas e produtos em todo o país, é fundamental destacar que o Sistema não mediará esforços para garantir o abastecimento do Rio Grande do Sul com os produtos mais necessário neste momento. Veja abaixo as ações que estão sendo realizadas pelo SEST SENAT em todo o país.
Atendimento psicológico gratuito
O SEST SENAT coloca-se ao lado das pessoas atingidas ao ofertar um serviço de apoio psicológico gratuito. As consultas podem ser agendadas pela Central de Atendimento, por meio do número (54) 3217-3444. Os profissionais responsáveis pertencem ao quadro nacional da entidade e farão o atendimento por videochamada ou presencialmente, nas unidades operacionais da rede.
Abrigo
A Unidade de Rio Grande foi acionada pela Defesa Civil e está preparada para receber 30 pessoas que foram afetadas pelas chuvas na região e precisam de abrigo no momento.
A unidade de Porto Alegre foi invadida pelas águas e permanece fechada. Todas as demais unidades do estado estão em funcionamento.
Centro logístico
A estrutura do SEST SENAT de Pelotas (RS) está funcionando como um centro logístico de recebimento de doações, coordenado pela Defesa Civil do estado. Outras unidades pelo país estão em diálogo com as autoridades locais, com o intuito de apoiar as ações necessárias.
Doações
Em todas as regiões do país as unidades estão recolhendo doações e articulando junto a empresas transportadoras o envio dos materiais para o estado. Os itens prioritários no momento são água, materiais de limpeza e higiene pessoal e cestas básicas.
Atenção a caminhoneiros
Em outra frente, as equipes do SEST SENAT no Rio Grande do Sul mantêm contato com caminhoneiros que ainda enfrentam dificuldades em rodovias fechadas. O objetivo é levantar as necessidades desses profissionais e dar o suporte necessário.
O Sistema Transporte seguirá vigilante e atuando com a união, a celeridade e a solidariedade que este momento exige.
Fonte: CNT / Foto: Agência Brasil