Transportes antecipa em nove meses entrega de via para desafogar trânsito em Guarulhos
Trata-se de obra obrigatória da concessão da Dutra (BR-116/RJ/SP) e Rio Santos (BR-101/RJ/SP). O investimento é fundamental à mobilidade e à logística na região metropolitana de São Paulo
O Ministério dos Transportes entrega em maio duas obras essenciais para a mobilidade e a logística no Sudeste do país, na rodovia Dutra (BR-116/RJ/SP), uma das principais rotas de escoamento da produção nacional. No dia 26, serão liberados a via marginal do trevo de Bonsucesso, na altura do quilômetro 209, e o trevo de Jacu Pêssego, no quilômetro 213, em Guarulhos (SP).
A região de Bonsucesso é uma das mais densas e povoadas de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. A expectativa é que a liberação do fluxo de veículos no segmento desafogue o trânsito na área impactada. A inauguração acontece nove meses antes do previsto no cronograma inicial de trabalho, mediante critérios técnicos e sob o regramento estabelecido no contrato de concessão firmado entre o Governo Federal e a concessionária CCR, que administra a maior concessão rodoviária do país, formada pela Dutra e a Rio-Santos (BR-101/RJ/SP).
O trecho a ser liberado consta entre os investimentos obrigatórios previstos na concessão, cujo leilão assegurou R$ 14,8 bilhões em recursos privados a serem aplicados ao longo do contrato, tanto em serviços operacionais quanto em diversas intervenções que elevarão a segurança e a capacidade operacional no eixo Rio-São Paulo. Além das obras nos trevos de Bonsucesso e de Jacu Pêssego, serão executados a ampliação da pista expressa, construção de novos viadutos e de novo acesso à capital do estado – um pacote de obras estimado em R$ 1,4 bilhão de investimento e abertura de 4 mil postos de trabalho na região metropolitana.
Fonte: Ministério dos Transportes / Foto: Divulgação/Canva