Representantes do setor de transporte reúnem-se com o Ministério da Gestão e da Inovação
O grupo do qual a CNT faz parte reivindicou a ampliação do quadro de pessoal da ANTT com o objetivo de fortalecer a agência responsável por regular o setor
Representantes da iniciativa privada do setor de transporte, dentre os quais faz parte a CNT (Confederação Nacional do Transporte), participaram, nesta terça-feira (19), de reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP). O grupo foi solicitar à pasta apoio para a ampliação dos quadros da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A reivindicação do setor de transporte se dá em função de a atividade reguladora ser essencial para o fortalecimento da economia e da livre concorrência.
A mobilização em prol da ANTT leva em consideração o fato de o Ministério ter autorizado a realização de concurso público para o provimento de apenas 50 cargos de especialistas em regulação de serviços de transporte terrestre no quadro de pessoal da agência. Dados oficiais da ANTT mostram que o déficit atual de pessoal é de 784 vagas, levando-se em conta a Lei nº 10.871/2004, que disciplina a carreira da agência e estabelece o quantitativo de 1.705 vagas no quadro de pessoal efetivo.
A chefe de gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas, Lorena Medeiros, acolheu a proposta e se responsabilizou por repassar o pleito para a avaliação do secretário de Gestão de Pessoas, José Celso. Segundo Lorena, esse processo passa por uma modernização do certame com critérios que devem ser discutidos em novas rodadas de negociações do desenho de trabalho da ANTT, para melhorar a gestão dos serviços prestados ao setor.
Além da CNT, estiveram presentes na reunião representantes da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), da Anut (Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga) e da Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros).
Fonte: CNT / Foto: Divulgação