Mulheres são capacitadas para trabalhar como motoristas de betoneira em São Paulo

O SEST SENAT terminou na sexta-feira (16), as aulas da primeira turma do curso de Motoristas de Betoneira, que faz parte do Programa Evoluir Mulheres, realizado em parceria com a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis. A turma gratuita foi composta por cinco mulheres da cidade de São Paulo e da Região Metropolitana que tinham o objetivo de aprender a operar um caminhão betoneira, veículo que faz a preparação e a mistura de concreto para entregar em obras da construção civil.

O curso foi ministrado pelo SEST SENAT, nos formatos presencial e online, e teve carga horária de 86 horas, divididas em três etapas. Na primeira, foram realizadas palestras online sobre oportunidades de trabalho para mulheres no mercado de transporte. A segunda foi formada por aulas online voltadas à empregabilidade e à inserção de mulheres no segmento de transporte. Já na última fase, as profissionais realizaram 56 horas-aula presenciais teóricas e práticas. Nesse último momento, as motoristas utilizaram simuladores de caminhão e os veículos da frota de caminhões da Votorantim Cimentos, em aulas presenciais realizadas no SEST SENAT de Vila Jaguara, em São Paulo (SP).

Uma das alunas é Tatiana Milanez, de 42 anos, moradora de Guarulhos (SP), que finalizou o curso satisfeita com a formação e com boas expectativas para o trabalho. “Foi uma excelente oportunidade para mulheres que querem ser operadoras de betoneira. Foi muito gratificante. Estou muito feliz por ter passado por isso. E deixo o meu recado para as mulheres que querem trabalhar na área: não desistam! Procurem o SEST SENAT, pois vocês terão qualificação”, afirmou a motorista.

O curso de Motorista de Betoneira, da Votorantim Cimentos, visa ao desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais das mulheres para operarem um caminhão betoneira, com foco na condução segura e econômica dos veículos, além do aprimoramento do processo de gestão operacional. “O transporte não é um setor eminentemente feminino. Pelo contrário, temos apenas 17% de mulheres no setor transportador. Então, desenvolver mulheres para o setor é o nosso grande objetivo. Há uma carência de mão de obra no setor de transporte, e investir na qualificação de mulheres para preencher essas vagas é um caminho”, explicou Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT.

Fonte: SEST SENAT