Equipe da FETCESP participa do Encontro Nacional do Despoluir

Equipe renovada com as apresentações feitas durante o Encontro Técnico Nacional do Despoluir –Programa Ambiental do Transporte – realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), nos dias 17 e 18 de outubro, em Brasília -DF.

O encontro contou com mais de 150 coordenadores e técnicos locais, que atuam no programa em todo o Brasil, distribuídos em 24 federações. E teve como função a habilitação técnica operacional e o alinhamento entre as equipes, com foco especial no aprimoramento técnico da execução da iniciativa.

No dia primeiro dia, foram realizados momentos de integração, como o “Escape Game”. Na sequência, foi exibido um vídeo sobre os 15 anos do Despoluir. Depois, foi a vez de uma palestra sobre o poder do planejamento, que falou sobre objetivos, metas e planos de ações para realizar uma análise da situação atual e sobre exemplos práticos aplicados a objetivos financeiros.

No segundo dia, foram realizadas palestras sobre temas diversos, como: transição energética; calculadora de emissões de gases; panorama das atividades técnicas da CNT etc. Foi apresentado um painel a respeito de eletromobilidade no transporte rodoviário, que contou com um “tour” dos técnicos em um ônibus elétrico da Viação Piracicabana, de Brasília (DF). As atividades foram conduzidas pela equipe do Despoluir e tiveram como destaque a calculadora ambiental do transporte, a Verden. Os participantes conheceram detalhes sobre esta nova ferramenta. Outra novidade técnica apresentada foi o Despoluir Responde, que tem o objetivo de ampliar informações sobre práticas ambientalmente sustentáveis, com foco nos transportadores e nos condutores de veículos.

FETCESP no encontro

A equipe da FETCESP estava formada pela assessora da presidência, Tânia Aparecida Guimarães, o coordenador do Despoluir, Flávio Teixeira Júnior e os sete técnicos responsáveis pelos atendimentos do Programa Despoluir em São Paulo, na FETCESP, no SETRANS (ABC), SINDBRU (Bauru), SINDICAMP (Campinas), SINDETRANS (Ribeirão Preto), SETCARP (São José do Rio Preto) e SETCARSO (Sorocaba).  

A assessora Tânia Guimarães, comenta a importância do evento. “Participar de mais um Encontro Nacional do Programa Despoluir em Brasília foi muito gratificante, principalmente presencial depois de três anos de muitas incertezas e desafios. Meus cumprimentos a todos que organizaram o evento com muito carinho e atenção. Os temas abordados e as experiências compartilhadas foram de suma importância. Aproveito para parabenizar pelos 15 anos de parceria entre a FETCESP, CNT e SEST SENAT, neste importante Programa Ambiental do Transporte – Despoluir.

O coordenador, Flávio Teixeira, destaca a relevância do conteúdo do encontro para atualizar as equipes sobre as inovações que estão surgindo no  setor de transporte e na parte de ESG . Além disso, observa: “O encontro foi bastante agregador, uma vez que tivemos a oportunidade de interagir com as equipes de Federações de diversas regiões, gerando uma enriquecedora troca de experiências.

Encerramento

O presidente do Sistema CNT, Vander Costa, fez o  encerramento da edição de 2022 do Encontro Técnico Nacional do Programa Despoluir. Durante a sua fala, Costa destacou a importância do evento em um momento de transição energética, em que o mundo enfrenta o desafio de reduzir poluentes. “Preocupação que já temos há quinze anos, com o Despoluir. Lançamos também a ferramenta de cálculo do carbono para podermos compensar nossas emissões, o que mostra a nossa preocupação com a modernidade. Nossa frota é grande e a transformação será feita de forma lenta e gradual. A CNT vem buscando soluções para todos os modais, dentre as inovações que aparecem atualmente. A transformação está acontecendo e o trabalho continua. Estamos atentos para poder olhar para o futuro com menos poluição e com melhores condições de vida para todos”, finalizou.

Ao fim do evento, foram entregues troféus em comemoração aos 15 anos de Programa, reconhecendo cada Federação pela parceria e pelo empenho em prol da sustentabilidade no transporte.

Fonte: FETCESP