FETCESP apoia movimento Vez & Voz
A iniciativa do SETCESP visa levar a discussão da presença feminina no transporte de cargas para todo o setor
O Vez & Voz – Mulheres no TRC é um movimento criado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), com o intuito de valorizar as mulheres que atuam no setor de transporte rodoviário de cargas (TRC) e também fomentar o crescimento profissional da figura feminina dentro do segmento.
Com o intuito de levar esta discussão para outras entidades do setor, por meio do Vez & Voz, o SETCESP firmou parceria na última semana com a Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP). Carlos Panzan, presidente da FETCESP aponta a necessidade de incorporar cada vez mais a figura feminina no transporte. “Essa é uma bela iniciativa e algumas empresas já vem praticando essa inserção há algum tempo, principalmente por conta da falta de mão de obra especializada. Conseguimos perceber que há mais facilidade no treinamento das mulheres e que elas adquirem experiência muito mais rápido”, afirma.
Segundo a presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge, essa parceria representa um grande avanço para o segmento. “Ter a Federação de SP como primeira parceira do movimento Vez e Voz é, sem dúvida, muito significativo e demonstra para todo o setor de transporte rodoviário de cargas que todos têm a real intenção de colaborar, promover e se engajar com as diretrizes e os objetivos do movimento. Estamos no caminho certo e isso nos enche de alegria e entusiasmo”, observa.
Ainda há muitas questões a serem trabalhadas dentro do segmento para acolher a mão de obra feminina. “Eu acredito que realmente o poder público tem que pensar em aprimorar questões de infraestrutura, assim como as entidades privadas. Postos de abastecimento, por exemplo, precisam melhorar muito para atender a essa demanda das mulheres em trânsito”, aponta o presidente. Por isso, o projeto Vez & Voz busca criar uma rede de apoio para discutir assuntos pertinentes ao universo feminino no geral, como saúde, autoconhecimento, maternidade, relacionamento e todos os desafios inerentes às mulheres, dos 18 aos 80 anos.
Fonte: Setcesp