Oito em cada dez alunos associam SEST SENAT a oportunidade no mercado de trabalho

Pesquisa feita com egressos da instituição aponta, também, que 80% melhoraram o desempenho profissional depois de fazer um curso no SEST SENAT
A excelência do trabalho do SEST SENAT na formação e capacitação de profissionais para o transporte é reconhecida por alunos que já passaram pela instituição. Em um levantamento feito com egressos de diferentes cursos presenciais oferecidos pela entidade, 82% afirmaram que a qualificação representa uma grande oportunidade para entrar no mercado de trabalho. Do total de entrevistados, 62% também disseram que o SEST SENAT abre perspectivas para outras formações profissionais e para 35% os cursos garantem melhorias no salário.
 
Para seis em cada dez ex-alunos da instituição, a formação efetivamente contribuiu para que conseguissem um emprego e oito em cada dez entrevistados relataram que o desempenho profissional melhorou depois das aulas no SEST SENAT. Exemplo disso foi o motorista Francisco Amaral Carvalho Braga, aluno da capacitação para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros em Fortaleza (CE). “O curso mudou meu modo de agir no trânsito, tornando-me mais paciente e atencioso”, explicou.
 
As experiências são relatadas de norte a sul do país. Em Concórdia (SC), a empresa Laticínio Boa Vista procurou o SEST SENAT para qualificar seus 90 motoristas em Direção Defensiva. “Os profissionais precisam conhecer bem o veículo e o tipo de carga, saber usar a frenagem, ficar atento aos demais veículos, cuidar da velocidade, do tipo de rodovia, se chove ou se faz sol, noite e dia. Itens que influenciam muito”, diz o gerente de transportes da empresa, Rayllan Correa Milssei, que aprovou o treinamento dado pela instituição.


 
 
Outros dados demonstram a qualidade das formações: 71% dos alunos classificaram os cursos como ótimos e outros 27% como bons. Para 85% o corpo docente possui bom nível de conhecimento e 77% consideram que os conteúdos e programas das disciplinas foram adequadamente desenvolvidos. Questionados sobre se recomendariam o SEST SENAT para outras pessoas, 99% afirmaram que sim.
 
“Isso indica a relevância e a qualidade do trabalho do SEST SENAT para a formação profissional no setor de transporte e reforça o compromisso da instituição. Por isso, o SEST SENAT está permanentemente atento às exigências do mercado de trabalho, para manter um rol de opções que ofereçam capacitações atualizadas e com excelência”, afirma a diretora-executiva nacional da instituição, Nicole Goulart. Ela destaca, também, a preocupação em formar profissionais para todos os modais: rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo.  
 
A instituição oferece cursos regulamentados (que obedecem às regulamentações dos órgãos de trânsito), livres (que aprimoram os conhecimentos dos profissionais em diferentes segmentos) e pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em 149 Unidades Operacionais. Além disso, há opções de capacitações realizadas a distância, gratuitamente.  O levantamento foi realizado com egressos de cursos presenciais do primeiro semestre de 2015 das cinco regiões brasileiras, no período de 4 de fevereiro a 4 de abril de 2016.