Indústria operou com apenas 64% da capacidade em abril

Os empresários brasileiros estão pessimistas em relação a vendas, compras de matéria-prima e número de empregados, e não esperam aumento nas exportações. É o que aponta a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta sexta-feira (20) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
 
De acordo com o estudo, a produção industrial continuou caindo em abril. Com a retração da atividade, a indústria manteve os estoques ajustados pelo quinto mês consecutivo, o que significa que o indicador de estoque efetivo, que varia de zero a 100, ficou próximo da linha dos 50 pontos.
 
A ociosidade no parque industrial se manteve alta. A indústria operou, em média, com 64% da capacidade instalada no mês passado, o mesmo percentual registrado em março.
 
A pesquisa esclarece que o fraco desempenho da indústria faz com que o emprego no setor continue em queda. O indicador de evolução do número de empregados marcou pouco mais de 43 pontos em abril e, como está abaixo dos 50 pontos, sinaliza retração no mercado de trabalho.
 
A Sondagem Industrial foi feita entre os dias 2 e 12 de maio com mais de 2.500 empresas.