Mortes no trânsito de SP caem pela metade no mês de setembro, diz SSP

O número de mortes em acidentes de trânsito caiu 50% na cidade de São Paulo em setembro deste ano se compararmos com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados neste domingo (22) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), órgão estadual.

A redução do número de mortes foi de 46 casos em setembro de 2014 para 23 em setembro deste ano. Os casos de acidentes no trânsito abrangem os homicídios dolosos (quando o motorista assume o risco) e culposos (sem intenção de matar).
Os homicídios culposos nas vias paulistanas tiveram redução de 44,74% no mês de setembro, passando de 38 para 21 boletins de ocorrência registrados. Foram 17 casos a menos. Já os homicídios dolosos caíram 75%, de oito para dois casos.
Entre os meses de janeiro a setembro, o número de acidentes com mortes recuou 26,9% na capital paulista. Foram 307 casos neste ano contra 420 no mesmo período de 2014.

Em nota divulgada neste domingo, o prefeito Fernando Haddad (PT) comentou os resultados divulgados pelo governo. "Os resultados são uma demonstração clara de que a política de redução de velocidade nas vias da capital paulista está dando resultado, não é uma coincidência."
 
Redução de velocidade
No fim de outubro, a Prefeitura de São Paulo divulgou balanço que mostra que a redução da velocidade máxima para 50 km/h em 14 km de vias da capital paulista diminui em 22,1% o número de acidentes, em 25,2% o de feridos e em 33,3% o número de mortos na cidade. A partir desses dados, a administração prevê a liberação de 60 leitos hospitalares por dia.

A Prefeitura projetou uma redução para os 700 km de vias com redução de velocidade prevista para o fim do ano. Isso permitirá uma redução de 2.800 acidentes, 3.700 feridos e 200 mortos.

A redução da velocidade foi adotada porque o número de acidentes de trânsito com mortos na cidade de São Paulo voltou a subir depois de seis anos consecutivos de queda na cidade de São Paulo.

Grande SP
Na Região Metropolitana de São Paulo, as mortes intencionais e culposas recuaram 41,67%, passando de 48 para 28 registros. As mortes dolosas em acidentes foram reduzidas de um registro, em setembro do ano passado, para nenhum no mesmo mês deste ano.

Já a quantidade de feridos diminuiu em 16,06% no mês, na comparação com setembro de 2014.

Houve queda de 40,43% nos homicídios culposos na Grande São Paulo no nono mês do ano comparado ao mesmo período de 2014. A queda foi de 47 para 28 casos.

No acumulado do ano, entre os meses de janeiro até setembro, a soma das ocorrências dolosas e culposas teve redução de 26,85% na análise frente aos mesmos meses de 2014. O total caiu de 499 para 365.

Estado
Em todo o estado, em setembro deste ano, o registro das ocorrências de homicídios culposos e dolosos por acidente de trânsito caiu 25,57%. A quantidade de vítimas feridas sem intenção recuou 20,3%, quando comparamos este ano com o mesmo mês do ano passado.

O interior paulista também reduziu as mortes no trânsito em setembro. As ocorrências recuaram 18,22% no mês, na comparação com o mesmo período do ano passado. Também a quantidade de vítimas feridas diminuiu 20,16%.