Câmara Municipal de Rio Claro homenageia o Sest Senat

O Sest Senat de Rio Claro (SP) recebeu uma medalha de honra ao mérito pelo desempenho dos atletas do projeto Polos Olímpicos e, também, uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal, na segunda-feira (16/11).  O projeto esportivo desenvolvido nas instalações da Unidade conta, atualmente, com 300 alunos das escolinhas de base e 40 atletas de alto rendimento.

O evento é um reconhecimento dirigido aos atletas pelos excelentes resultados obtidos no ano de 2015. Assim como, "aplaudir" e honrar os gestores Nacionais e Estaduais pelo importante projeto do Sest Senat, que incentiva a prática esportiva, a qualidade de vida, valoriza a determinação, dedicação e disciplina do legado esportivo e grande trabalho social proporcionado pelo projeto.

O presidente da FETCESP e do Conselho Regional Sest Senat São Paulo, Flávio Benatti, destacou as ações promovidas pelas Unidades. “ O Sest Senat oferece uma diversidade de ações nas áreas social e de desenvolvimento social amplamente utilizadas pelos transportadores e comunidade. Neste momento ficamos orgulhosos pelo reconhecimento das autoridades de Rio Claro em uma das atividades esportivas promovidas”, observou.

Para a diretora executiva nacional do Sest Senat, Nicole Goulart, o fato de os objetivos do Projeto estarem sendo alcançados anualmente é motivo de comemoração. “Essas conquistas tornam nossa instituição uma referência nacional na prática de atividades esportivas de qualidade. Formamos atletas de nível para representar o país em competições olímpicas. O Polo Olímpico de Ciclismo da Unidade de Rio Claro, como também de outras Unidades, é mais um caso de sucesso do Sest Senat.”

Também participaram do evento, o presidente da Câmara, João Zaine, a vereadora Maria do Carmo Guilherme, o presidente do Sindicato dos Transportes de Carga de Piracicaba e Região, Salvador Cassano e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, José Maria Chiossi.

As atividades do projeto Polos Olímpicos iniciaram em 2012 e uma equipe profissional foi formada em 2014. A modalidade desenvolvida pela Unidade contempla o Moutain Bike – MTB, mais especificamente o Cross Country. É um esporte em que os atletas competem em uma corrida ao ar livre, em terreno aberto ou acidentado, em um circuito com obstáculos naturais e artificiais. Vence quem chegar primeiro.

Pratas da Casa
O ciclismo tem lugar de destaque no Sest Senat Rio Claro (SP). A equipe da Unidade, por exemplo, tem marcado presença nas principais competições de São Paulo. Na 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Mountain Bike Maratona, realizada em Pedreira (SP) em abril deste ano, a equipe foi o grande destaque da competição com três campeões paulistas e um na elite.

Entre os vencedores está Stefani Beatriz dos Santos de 14 anos. A atleta foi campeã da categoria Feminina Juvenil. Filha de trabalhador do transporte, a estudante  começou a praticar ciclismo aos sábados na unidade do Sest Senat Rio Claro quando ia acompanhar o pai nos momentos de lazer. E os treinos geraram resultados positivos. Stefani conquistou o quinto 5° Lugar no Campeonato Brasileiro XCO 2015 realizado em Petrópolis (RJ). A ciclista também venceu a 1° Etapa do Campeonato Paulista 2015 XCO e o Campeonato Interestadual 2015 XCO.

João Vítor Castro Fabri e Pedro Barros também fazem parte da equipe de ciclismo de Rio Claro (SP). Filhos de trabalhadores de transporte, os atletas têm se destacado nas competições que participam. Barros iniciou na competição de mountain bike e já conquistou alguns pódios nos torneios regionais. Fabri, de 13 anos, foi destaque no Campeonato Paulista e Interestadual na categoria infanto juvenil.

O atleta, que treina em Limeira (SP) desde janeiro deste ano, já participou de 10 competições e conquistou o terceiro lugar na Maratona 100 km dos Canaviais realizada em Ribeirão Preto (SP) com 900 atletas. Já na Etapa Circuito Paulista de Mountain Bike de Analândia (SP), Fabri levou o quarto lugar e, no Circuito Paulista de Mountain Bike 2015 de Mococa (SP), o quinto. “Todos os incentivos oferecidos pelo Sest Senat me impulsionam em busca de mais medalhas. Pretendo seguir a carreira de ciclista e trazer muitas medalhas para a unidade”, comemorou.

O Projeto no Brasil
Em 2014, o Projeto Polos Olímpicos alcançou mais de 11.500 jovens participantes nas diversas modalidades implantadas, tais como basquete, voleibol, natação, ciclismo, futebol, handebol, tênis de mesa. Em 2015, o projeto se desenvolveu muito em termos qualitativos e quantitativos, com 13 Unidades Operacionais do Sest Senat em todo o Brasil desenvolvendo as diversas modalidades esportivas de natação, voleibol, tênis de mesa, basquetebol, rugby, futebol, handebol e ciclismo mountain bike. Os atendimentos e as atividades já se aproximam do número de 7 mil participantes/alunos. Com informações do Sest Senat.