Porto de Santos bate novo recorde de movimentação mensal

O Porto de Santos registrou, pela quinta vez neste ano, um recorde operacional mensal, ao movimentar 11 milhões de toneladas em setembro. Foi a terceira maior marca de 2015 e a quarta na história do complexo marítimo. No acumulado do ano, foram 88,64 milhões de toneladas, o que leva a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) a projetar um novo recorde anual, ultrapassando o de 2013, quando passaram pelos terminais da região 114 milhões de toneladas. Esses dados constam do relatório operacional do Porto em setembro, divulgado na segunda-feira(26) pela Codesp. 
 
De acordo com o levantamento da Docas, o movimento mensal foi 18,3% maior do que o de setembro do ano passado (9,29 milhões de toneladas). Em 2015, também foram registrados recordes em fevereiro (8,54 milhões de toneladas), maio (10,08 milhões de toneladas), julho (11,08 milhões de toneladas) e agosto (11, 36 milhões de toneladas, atualmente o maior resultado mensal do Porto). Em relação ao resultado de janeiro a setembro, o crescimento foi de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
Segundo o diretor presidente da Docas, Angelino Caputo e Oliveira, com esse desempenho, a expectativa é que o cais santista registre um novo recorde anual. Ele destaca que o câmbio tem favorecido as exportações agrícolas, principalmente milho e soja, contribuindo para a elevação no movimento de cargas.
 
Tanto o resultado mensal como o acumulado foram impulsionados pelas exportações, que registraram altas de 28,1% e 11,2% respectivamente.