Operações no Porto serão normalizadas até quinta-feira

As operações do Porto de Santos afetadas pelo incêndio nos tanques da Ultracargo, extinto na sexta-feira(10), devem ser normalizadas até quarta(15) ou, no máximo, quinta-feira(16). A informação é do diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Luis Cláudio Montenegro, que participou da reunião do Santos Export na tarde de sexta-feira(10).

Segundo o diretor, as operações de granel vegetal estão “sob controle” e não há carregamentos reprimidos na região. “Nesse caso, a partir de segunda-feira, já retomamos o agendamento normal”, explicou.

A situação é mais complexa com as operações de contêiner. “A gente não conseguiu esvaziar o que está represado. Vamos passar ainda três ou quatro dias. Assim que conseguir, entra no agendamento normal. Talvez na quarta ou na quinta-feira, volte tudo ao normal”, afirmou Montenegro.

Com o combate às chamas ocorrendo na Avenida Augusto Barata (Retão da Alemoa), único acesso rodoviário à Margem Direita, o gabinete de crise proibiu a chegada e a saída de veículos de carga da Cidade. Esse tráfego só era permitido das 22 horas às 4 horas, mas sob controle da Docas. A restrição impactou fortemente as operações.

Apenas casos urgentes eram liberados. O presidente da Codesp, Angelino Caputo e Oliveira, disse na sexta-feira(10) que chegou a permitir a saída de caminhões com cargas que, se não chegassem, iriam interromper a linha de produção de fábricas.