Demanda por transporte aéreo de carga cresce 3,2%

A demanda pelo transporte aéreo de cargas aumentou 3,2% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que representa uma desaceleração ante o avanço registrado em dezembro, de 4,9%, segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

De acordo com a organização, houve uma redução de 0,5% na demanda em janeiro na comparação com dezembro, mas essa variação faz parte da volatilidade normal do indicador e ainda é cedo para dizer se isso representa um sinal de enfraquecimento no setor.

Economia mundial
Ainda assim, a Iata destaca que a desaceleração da economia mundial é uma preocupação e que a confiança das empresas vem caindo desde o meio de 2014, o que pode impactar o comércio internacional.
“Já houve um enfraquecimento geral nos pedidos de exportação no quarto trimestre de 2014, o que indica pressões negativas sobre o crescimento do comércio nos próximos meses”, diz o relatório.

Demanda
Os dados de janeiro mostram crescimento na demanda por transporte aéreo de cargas na região Ásia-Pacífico e no Oriente médio, com alta de 6,9% e 9,2%, respectivamente, em base anual. Em contraste, a demanda continuou fraca na Europa e na América Latina, com quedas de 1,2% e 6,4%.
A associação informou também que a capacidade de transporte aéreo de cargas cresceu 4,1% em janeiro ante igual período de 2014, após alta de 4,6% em dezembro.