Codesp prepara obras e um novo plano mestre

Com grandes projetos em andamento, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) pretende concluir, neste ano, obras e estudos que vão mudar a realidade do Porto de Santos. A otimização da relação Porto-Cidade, a melhoria da infraestrutura aquaviária e ainda um novo zoneamento do cais santista estão entre as intervenções previstas para 2015, pela administradora do complexo.
 
No próximo mês, será entregue o plano mestre – ou Masterplan – do complexo marítimo, que está sendo feito pela Docas emparceria com a Secretaria de Portos(SEP). Ele servirá de base para o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do cais santista, que será elaborado neste ano pela estatal.
 
Com o Masterplan, a ideia é estabelecer novos critérios para o acompanhamento do desempenho dos terminais arrendados no cais santista. A Codesp poderá definir índices mínimos de produtividade que as instalações precisarão alcançar para garantir a eficiência das operações. E o PDZ dará as diretrizes para a concepção de um futuro conjunto de arrendamentos no porto santista. Esta é a principal ação prevista em termos de planejamento para este ano na Codesp.
 
Já a principal obra será entregue em 31 de julho próximo. São os 800 metros restantes do alinhamento do Cais de Outeirinhos, na Margem Direita (Santos) do complexo. O projeto prevê ampliar e otimizar a capacidade de recebimento de navios de cruzeiro do Porto de Santos. Isto porque o cais nas proximidades do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, na região de Outeirinhos, será alinhado com os demais trechos portuários e ampliado. Dos atuais 630 metros, ele passará a ter quase o dobro, 1.320 metros.
 
Com a intervenção, será possível a atracação simultânea de seis embarcações no local, o dobro do ocorre atualmente. Para garantir a infraestrutura aquaviária e o aprofundamento dos berços de atracação do cais santista, a Codesp está investindo no reforço do cais em três regiões. Uma delas é entre os armazéns 12A e 23, onde 1.574 de 3.490 estacas precisam ser substituídas para garantir o aprofundamento dos pontos de atracação. O mesmo vai acontecer em 300 metros de cais da Ilha Barnabé, na Margem Esquerda do Porto, e também no Píer da Alemoa, onde as obras já estão 54% prontas.
 
Sistema viário
 
Também estão previstas três grandes obras viárias para minimizar os conflitos Porto-Cidade. São elas: a construção de dois trechos da Avenida Perimetral da Margem Direita (Santos) e de um da Margem Esquerda (Vicente de Carvalho, em Guarujá).
 
A parte da Perimetral a ser implantada entre o Canal 4 (Macuco) e a Ponta da Praia, em Santos, consiste na remodelação da Avenida Mário Covas e na implantação de um viaduto nas proximidades da Avenida Almirante Cochrane (Canal 5). A obra terá a duração de 24 meses.
 
Outra obra será a construção da Perimetral no trecho entre a Alemoa e o Saboó. Essa parte da via expressa portuária será dividida em três subtrechos e ainda envolverá a construção de dois viadutos sobre o Rio Saboó, ao lado das instalações da Brasil Terminal Portuário(BTP).
 
E até abril, a Codesp pretende concluir o projeto-executivo da 2ª fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda (Guarujá). A obra será responsável por eliminar o principal conflito entre o Porto e a Cidade na região, que é o intenso trânsito na Avenida Santos Dumont, no Distrito de Vicente de Carvalho, onde fica a zona portuária.
 
O projeto prevê a remodelação da Avenida Santos Dumonte a implantação de duas pontes na mesma via. Ambas serão utilizadas para segregar o tráfego urbano do portuário na região.