2ª via da CNH pode ser solicitada por meio de aplicativo do Detran.SP para tablets e smartphones

Os motoristas do Estado de São Paulo já podem pedir a 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio de tablets e smartphones. Essa é a nova funcionalidade disponível no aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Além de solicitar, é possível acompanhar pelo aplicativo a entrega do documento. 

O objetivo é dar ao cidadão mais opções de acesso ao serviço, já disponível no portal www.detran.sp.gov.br. Para baixar basta buscar "Detran.SP" na App Store, para usuários da plataforma Android, ou no Google Play, para Android. 

O login é feito com o CPF e a mesma senha cadastrada pelo usuário no portal do Detran.SP. Quase 8 milhões de usuários estão cadastrados no portal.

A ferramenta é gratuita e dispõe também dos serviços de consulta de multas e pontos na CNH e consulta de débitos e restrições de veículo. Um outro aplicativo do Detran.SP possibilita ainda que o candidato à primeira habilitação estude para a prova teórica por meio de um simulado.

Os serviços dos aplicativos já tiveram, juntos, 266.595 downloads.

“Temos investido fortemente na ampliação dos serviços eletrônicos para facilitar a vida do cidadão. O novo Detran.SP prima por excelência no atendimento e a tecnologia, sem dúvida, é uma importante aliada nesse processo", afirma a diretora-presidente do Detran.SP, Neiva Aparecida Doretto.

Serviços Online – Atualmente, estão disponíveis no portal do Detran.SP 21 serviços de trânsito relacionados à CNH (como 2ª via do documento e CNH definitiva), veículos (como pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros.

O portal fechou o ano de 2013 com o recorde de 46,7 milhões de acessos aos serviços eletrônicos – 66% a mais que o registrado no ano anterior (28,1 milhões). É como se toda a população do Estado de Pernambuco tivesse acessado cinco vezes o portal do Detran.SP.

Em 2013, cerca de 230 mil documentos foram solicitados online, sem que o cidadão precisasse de atendimento presencial.Com informações da assessoria do Detran/SP.