SEST SENAT

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) nasceu do sonho de oferecer aos trabalhadores do setor mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento profissional. E é com esse propósito que o SEST SENAT vem atuando, desde a sua criação – em 14 de setembro de 1993, pela lei n.º 8.706 –, e tem se firmado como substancial colaborador do desenvolvimento do transporte no Brasil.

O SEST SENAT atua na formação e na qualificação de profissionais para o mercado de trabalho. O cuidado com a saúde e com o bem-estar dos trabalhadores do transporte e dos seus dependentes também está na essência da atuação do SEST SENAT. 

O SEST SENAT mantém Unidades Operacionais em todas as regiões do país. Dessa forma, articula as ações de desenvolvimento profissional e de promoção social em um ambiente favorável a práticas educativas e com espaços, ferramentas e tecnologias dedicados ao conhecimento e à qualificação, contribuindo para o aumento da produtividade, da competitividade e do fortalecimento do setor de transporte brasileiro. 

Para buscar a Unidade de seu interesse e conhecer a programação de cursos e os serviços oferecidos, saber a localização e entrar em contato acesse https://www.sestsenat.org.br/unidades

Estrutura

O SEST/SENAT tem uma estrutura organizacional que agiliza as tomadas de decisão e o desenvolvimento dos serviços prestados. O Conselho Nacional, presidido por Vander Costa, fixa diretrizes e prioridades, analisa e aprova projetos, planeja, normatiza e fiscaliza a administração das entidades. Os Conselhos Regionais localizados em 17 cidades elegem as prioridades regionais. Em São Paulo a administração foi feita pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP) até dezembro de 2018, quando começou sistema de rodízio. De 2019 a 2022 a administração do Conselho Regional SP fica com o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (FETCESP), Mauro Herszkowicz e na vice-presidência o presidente da FETCESP, Carlos Panzan.

O Departamento executivo, com sede em Brasília, é responsável pela administração e execução dos objetivos do SEST/SENAT. Os serviços do SEST/SENAT são oferecidos através de Unidades instaladas ao longo das principais rodovias do país e em grandes centros urbanos.

Para conhecer mais sobre o Sistema SEST SENAT acesse: https://www.sestsenat.org.br