Via Dutra e Rio Santos têm novo sistema de fiscalização de veículos em pedágios
Motorista que evadir do pedágio nessas estradas terá a imagem de seu veículo repassada à Agência Nacional de Transportes Terrestres para a devida autuação
A partir de agora, os veículos evasores em praças de pedágio na Via Dutra (BR-116) e na Rio-Santos (BR-101) terão suas imagens repassadas diretamente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável por lavrar e enviar a multa ao condutor infrator.
De acordo com a concessionária responsável pelas rodovias, o novo modelo de fiscalização de evasões de pedágio passa a ser constante, 24h, sem a necessidade da presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ainda de acordo com a empresa, o sistema é integrado e compartilhado entre a Rio SP e a ANTT. Atualmente, a Via Dutra (BR-116) tem cinco praças de pedágio, enquanto a Rio-Santos conta com três pórticos de cobrança por meio do sistema free flow.
Infração grave
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) evasão de pedágio é considerada infração grave com aplicação de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo a concessionária, entre as vantagens do novo sistema de fiscalização, está a segurança para os condutores e, principalmente, para os funcionários da concessionária. Mais informações no site da concessionária ou pelo telefone 0800 017 35 36.
Fonte: Estradas / Foto: Aderlei de Souza