Venda de veículos novos cai 20% em julho, diz Fenabrave

As vendas de veículos novos caíram 20,29% em julho, em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (2) pela federação dos concessionários, a Fenabrave. Foram emplacados 181.416 carros, caminhões e ônibus no mês passado, contra 227.606 em julho de 2015.

No acumulado do ano, o volume é 24,68% menor do que entre janeiro e julho do ano passado.  Na comparação mensal, houve alta de 5,5% sobre junho.

Diante dos resultados dos primeiros 7 meses, a Fenabrave revisou as projeções de vendas para o ano. O primeiro semestre deste ano foi o pior em 10 anos para o setor.

A entida já previa o quarto ano seguido de queda nos emplacamentos de veículos zero quilômetro no mercado brasileiro em geral. A expectativa, agora, é de queda de 16% sobre 2015 –até então, a projeção era de um recuo de 15%. Esse percentual corresponde a pouco mais de 2 milhões de veículos. . Enquanto era o quarto maior mercado do mundo, nos primeiros anos da década, o Brasil chegou a vender quase o dobro disso.
 
A previsão de queda da Fenabrave é menor que a da associação das montadoras (Anfavea), que já havia revisto, para baixo, as suas projeções de vendas e de produção para 2016 antes mesmo do fechamento do semestre.
Segundo a Anfavea, as vendas de carros, caminhões e ônibus (a entidade desconsidera motos e implementos rodoviários) devem cair 19% no ano.

Por segmento
Apesar da piora da projeção no geral, a Fenabrave revisou para cima a expectativa no segmento de carros. Antes, esperava-se um recuo de 20% nas vendas; agora, esse percentual caiu para 18%.
As previsões para os demais segmentos pioraram. Em motos, a queda prevista era de queda de 5%, e agora é de 20%. Para caminhões, foi de 23% para 27,2%.