Veículos de carga e ônibus poderão trafegar na Estrada do Mar

A ERS-389, popularmente conhecida como Estrada do Mar, é uma das rodovias mais perigosas para se trafegar no Rio Grande do Sul. A via, que liga os municípios de Osório e Torres, no Litoral Norte gaúcho, tem pistas simples, uma em cada direção, o que faz com que acidentes, a maioria resultantes de ultrapassagens mal calculadas, ocorram com frequência, principalmente nos meses mais quentes do ano, quando o fluxo de pessoas em direção às praias aumenta. Em razão desse quadro estrutural, a circulação de ônibus e caminhões sempre foi proibida na rodovia. A norma, porém, foi alterada.
 
Os Conselhos Administrativo e Rodoviário do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) aprovaram a liberação para o tráfego de veículos de carga, bem como transporte de passageiros na Estrada do Mar, com horários e dias pré-estabelecidos. O procedimento para a emissão da Autorização Especial de Circulação (AEC) também foi regulamentado. A nova resolução entrou em vigor na segunda-feira.
 
A partir de agora, estão liberados para o tráfego diário na ERS-389 os veículos de até 12 toneladas, para transporte de passageiros de linhas regulares (devidamente cadastradas e homologadas no Recefitur do Daer), no trecho Osório – Torres, transporte de estudantes e de fretamento e turismo. Para elaborar a alteração, levou-se em consideração o volume diário médio (VDM) da rodovia, o qual foi dividido em alta temporada (dezembro a março) e baixa temporada (abril a novembro).
 
“Nosso objetivo é ajudar no desenvolvimento dos empreendimentos de lazer e turismo, que vêm crescendo a cada ano às margens da rodovia, e colaborar também no aumento da produtividade da região”, observa o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Saul Sastre.
 
A alteração no regramento já havia sido solicitada pelo prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva, devido ao transtorno que é para a população ter acesso à BR-101, e pela Interpraias não ser uma via adequada para o deslocamento de veículos de carga. “Esta grande ação é mais um passo para o crescimento do nosso município”, destaca o prefeito.
 
Conforme o superintendente-adjunto da área de Transporte de Cargas do Daer, Oluarbi Alves, a mudança se deu em razão dos prejuízos que as cidades que margeiam a rodovia sofriam, prejudicando o seu desenvolvimento. “Eles estavam, praticamente, sitiados.” Segundo Alves, a alteração foi fruto de uma elaborada análise, e não trará riscos à segurança de quem trafega pela estrada. “Não é uma mudança muito radical”, conclui.