Treinamento sobre novas regras do RNTRC realizado pela FETCESP

As equipes dos 14 sindicatos das empresas de transportes do estado de São Paulo participaram nessa quarta-feira (7) do treinamento promovido pela FETCESP para abordar as novas regras do Registro Nacional dos Transportadores de Cargas, RNTRC.
 
Com objetivo de iniciar a preparação dos profissionais dos sindicatos para o atendimento futuro das empresas de suas bases, a representante da empresa EVO, Elisangela Melo, explicou os detalhes das novas regras, com sistema mais modero e nova identidade visual.
 
Atualmente, existem dois sistema de cadastramento do RNTRC disponíveis, o SICAT utilizado pelos postos credenciados, entidades de classe autorizadas pela ANTT, e o RN3 da própria agência  e que serve como consulta pública aos interessados.  Esses estão previstos para ficar fora do ar a partir do próximo dia 27, com previsão de retorno no dia 30 de novembro, assim, de acordo com o atual cronograma, o recadastramento tem como intenção de início o primeiro dia do mês de dezembro.
 
O novo sistema que deverá ser utilizado será o SITCARGA – Sistema Integrado de Cargas, desenvolvido pela empresa EVO, responsável por ministrar o treinamento na Federação. Esse não sofrerá muitas mudanças em funcionalidade com relação ao anterior (SICAT), mas trará melhorias das rotinas.
 
As TAGs e etiquetas adesivas do novo processo também foram apresentadas durante a reunião, salientando que veículos automotores (cavalo mecânico) precisarão ter obrigatoriamente os dois, enquanto veículos reboque e semirreboques (carretas) apenas as etiquetas. A distribuição desses materiais aos sindicatos será de responsabilidade das Federações que firmaram Convênio de Cooperação Técnica com a ANTT.
 
A identificação dos veículos com o TAG e etiquetas será tarefa do Responsável Técnico (RT) indicado pela empresa.  Com o App Mobile desenvolvido pela EVO, o RT poderá fazer a associação das placas dos veículos automotores com os TAGs, nos 30 dias estipulados. Após o processo, os TAGs serão lidos e certificados quando o veículo passar por uma antena de leitura (Pórtico).
 
 
Durante o processo de recadastramento os sindicatos patronais ficarão responsáveis pelos registros das empresas  (ETC), e os sindicatos de autônomos pelas TAC´s, bem como as OCB´s das Cooperativas. Os postos de atendimento poderão criar delegacias para atender sua base territorial, caso haja necessidade.
 
O RNTRC será mais do que um cadastro de transportadores, mas um sistema de consulta de dados estatísticos que permita um planejamento logístico do TRC, controle de fluxo de veículos e cargas e, aliado ao sistema SINIAV, de identificação de veículos, na área de segurança.