Trecho da Washington Luís tem 600 casos de evasão do pedágio por mês

Balanço da Centrovias apurou intervalo entre São Carlos e Cordeirópolis. Fuga é infração grave com multa de R$ 127 e perda de 5 pontos na CNH.

Muitos motoristas usam a pista com cobrança automática do pedágio para tentar fugir do pagamento. Só no trecho que vai de Cordeirópolis a São Carlos da Rodovia Washington Luís (SP-310), cerca de 600 casos são registrados por mês, segundo balanço da Centrovias, concessionária que administra a região. A evasão do pedágio é uma infração grave com multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

 

Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), 55% das passagens em pedágios do estado já são feitas de forma automática; e de janeiro até o início de novembro deste ano, 5,7 mil motoristas foram autuados por evasão.

 

Além de cometer uma infração grave, o motorista que tenta burlar o pedágio coloca em risco a própria segurança e a de quem está por perto, já que a estratégia utilizada é, geralmente, andar colado no veículo da frente para tentar ultrapassar a cancela antes que ela feche. Desta forma, se o motorista da frente precisar frear, não haverá tempo hábil nem distância necessária para evitar a colisão.

 

Fugir do pedágio, entretanto, é uma ação que não passa despercebida. Todas as vias de arrecadação são equipadas com sensores e câmeras que flagram e registram através de fotografia os veículos que adentram na via. Então, se for identificado que o veículo não possui o dispositivo necessário para utilização dessas vias, esse registro é encaminhado posteriormente ao DER [Departamento de Estradas de Rodagem] que providencia a multa”, afirmou o gerente de operações da Centrovias, William Castro.

 

Sem acidentes

Para evitar acidentes e colisões nas praças de pedágio, os usuários das pistas automáticas devem estar atentos a algumas regras de segurança.

 

“É muito importante respeitar o limite de velocidade máxima que é de 40 km/h e a distância nunca deve ser inferior a 30 metros do veículo que está a sua frente. Desta maneira, se o motorista precisar frear antes da cancela, quem vem atrás tem tempo hábil para frear também”, alertou Castro.

 

TAG

O veículo cadastrado junto às operadoras de cobrança automática do pedágio deve ter instalado obrigatoriamente o dispositivo eletrônico de identificação (TAG/TIV). “Então o usuário deve firmar um contrato com uma das três operadoras que atuam no mercado que vai providenciar, de preferência no mesmo local da aquisição, a instalação correta, no local apropriado”, orientou o gerente da Centrovias.

 

O equipamento não pode ficar solto dentro do veículo. “Se o equipamento se soltar, o condutor deve entrar em contato com a operadora com quem ele firmou contrato e solicitar a troca em garantia desse dispositivo porque a probabilidade dele não funcionar em outras praças de pedágio é muito grande”, ressaltou Castro. O dispositivo deve ser utilizado somente no veículo cadastrado.

 

Quando a cancela não abre

Ainda segundo o gerente de operações da Centrovias, há um funcionário especializado para resolver problemas nos pedágios, como é o caso de quando a cancela não abre. “Então o usuário deve parar o veículo e acionar o pisca-alerta que ele vai ser atendido rapidamente e direcionado para um local seguro onde será prestado o atendimento definitivo”, falou Castro.