Transporte de carga por ferrovia cresce 1,8% em 2013, diz ANTF

As concessionárias de ferrovias movimentaram em 2013 um total de 490 milhões de toneladas úteis, aumento de 1,8% em relação ao verificado em 2012 (481 milhões de toneladas úteis), informou nesta quinta-feira (15) a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
 
De acordo com o balanço, o minério de ferro e o carvão foram os principais produtos transportados pelas ferrovias sob concessão no ano passado: responderam por 75,71% das 490 milhões de toneladas úteis. Em seguida, vêm os produtos agrícolas, com participação de 14,86%.
Entre 1997, ano da concessão das ferrovias, e 2013, a movimentação de cargas no setor cresceu 94,1%, informou a associação – passou de 253,3 milhões para 490 milhões de toneladas. Até 2016, a previsão é que esse montante chegue a 550 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de 12,5% em relação ao patamar atual.
 
Já o número de contêineres transportados pelos trens aumentou 25% em 2013, na comparação com 2012, diz o balanço.

Investimentos
Segundo a ANTF, as 11 concessionárias de ferrovias que atuam no país investiram no ano passado R$ 4,67 bilhões na modernização do sistema – não estão incluídos aportes para expansão da malha ferroviária. Entre 2014 e 2016, a previsão é que sejam investidos outros R$ 6 bilhões.
Nos últimos 3 anos, a malha operada pela iniciativa privada ganhou apenas 260 novos quilômetros de trilhos, por meio da construção do trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis, no Mato Grosso. Essa obra custou R$ 880 milhões. Estão hoje sob concessão 27.782 quilômetros de linha férrea, sendo que 23.053 quilômetros são efetivamente usados para o transporte de cargas. O restante não é utilizado pelas empresas.
 
Seguranças
O balanço aponta que, em 2013, foram registrados 864 acidentes nas ferrovias brasileiras sob concessão, queda de 9,2% em relação a 2012 (quando houve 952). Em 1997, foram 3.703 acidentes.
As concessionárias tinham, ao final de 2013, um total de 3.099 locomotivas em operação, ante 3.102 em 2012. Já os vagões somavam 95.397, contra 94.271 em 2012.