Transportadores e embarcadores debatem os impactos da lei 12.619 no mercado

Com a presença de mais de 800 pessoas, entre transportadores e embarcadores, a NTC&Logística, com o apoio da FETCESP e do Setcesp (Sindicato de São Paulo), promoveu encontro para analisar os impactos que a Lei 12.619/2012 traz ao mercado.
 
O presidente da NTC, Flávio Benatti, enfatizou a importância do momento. “O embarcador que quiser um transporte de qualidade, precisa discutir com seu transportador todo o processo logístico, para que a lei 12.619 seja seguida em sua integridade”, observou.
 
O assessor e engenheiro do Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos (Decope) da NTC, Lauro Valdívia, falou dos impactos da nova lei nos custos das empresas de transporte de cargas. Apresentou alguns cenários  com diferentes quilometragens e tipos de carga e utilização de um ou dois motoristas no caminhão. O estudo do Decope considerou gastos fixos (mensais) e variáveis (por km rodado), mais custos indiretos, que compõe a planilha de custos operacionais padrão.
 
Segundo Valdívia, a mão de obra junto com o combustível, independentemente da operação, são os principais itens que compõem o custo do frente. “A produtividade do caminhão depende do tempo que ele está disponível para operar”, explicou. Considerando as variáveis de distância, quilometragem, tempo de carga e descarga, horas e dias de disponibilidade do veículo e quantidade de motoristas por caminhão, os impactos variam muito e é difícil mensurar um valor exato de aumento. O tipo de veículo não altera muito os custos.  A pesquisa, mostra que “os prazos de entrega precisam ser revistos”, observou Valdívia.
 
Os assessores jurídicos das entidades do setor, Marcos Aurélio Ribeiro e Narciso Figueiroa Junior falaram das mudanças que a nova Lei traz na Consolidação das Leis do Trabalho e no Código de Trânsito Brasileiro abordando o tempo de direção e de espera e jornada de trabalho entre outros aspectos.   
 
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), Luiz Antônio Festino, destacou que a Lei 12.619/2012 veio para trazer igualdade de direto e deveres para os motoristas autônomos e empregados.
 
Os convidados Vander Costa, diretor da Vic Transportes, e Fábio Vieira, coordenador de transportes da Raizen, apresentaram Cases sobre a aplicação do controle de jornada dentro de suas respectivas empresas.
 
Com informações da NTC &Logística.