Teste e modelo Ponto a Ponto começa a funcionar

Depois de muita polêmica, o novo sistema paulista de pagamento de pedágio por trecho percorrido, o Ponto a Ponto entra oficialmente em operação nesta segunda-feira (9), na rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360), no trecho que liga Itatiba a Jundiaí.
 
Para sacramentar a fase de testes – revista para durar um ano, segundo a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) – o governador do estado Geraldo Alckmin é esperado na estrada a partir das 10h. Ele ainda promete fazer a inauguração simbólica da duplicação da Itatiba-Jundiaí.
 
Motoristas itatibenses de nove bairros vão testar o sistema, que consiste em tecnologia semelhante ao do já usado Sem Parar, com a diferença que as tags (sensores instalados nos carros) são lidas por antenas em dois pontos, um na praça de pedágio convencional, no km 77,1, e outro no pórtico construído recentemente no km 74, onde será determinado o valor de cobrança. Na praça passam por dia cerca de 14.700 veículos.
 
O valor da tarifa será cobrado por distância percorrida pelo usuário. No caso da SP 360, para pista dupla, é de R$ 0,14263 por quilometro rodado determinado no contrato de concessão à Rota das Bandeiras, informou a Artesp ao BOM DIA. A cobrança será relativa entre os nove bairros e o centro da cidade e dos nove bairros até Jundiaí. Os valores totais ainda não foram definidos, mas cálculos iniciais da agência revelam uma redução de cerca de 70% na tarifa para quem vai ao centro de Itatiba.
 
“A pesquisa revelou que 70% das famílias que moram nos nove bairros do projeto e que possuem veículos estão dispostas a aderir ao Ponto a Ponto, e também que 75,2% dos moradores realizam cinco ou mais viagens ao centro da cidade. Considerando esse perfil de usuário da rodovia, a economia mensal será de no mínimo R$ 56. Entre os 10% dos entrevistados que não pretendem aderir, foi alegado, principalmente, falta de interesse, preferência por pagar tarifa na praça de pedágio e pouco uso da rodovia.
 
Os que talvez optem pelo Sistema representam 19,53%”, diz a Artesp.  A agência informou ao BOM DIA que a escolha da rodovia Constâncio Cintra como pioneira no sistema teve mais a ver com questões técnicas do que com a pressão popular feita por moradores da região do pedágio que não aceitavam pagar o chamado “pedágio urbano”. A segunda via a receber o Ponto a Ponto é a SP 75, que liga cidades da região de Sorocaba e Campinas.
 
“Na SP-75 serão oito conjuntos de pórticos a serem instalados. As ações são maiores e é necessário aguardar os fornecedores de equipamentos entregarem os produtos adquiridos através de licitação. Isso demanda um certo tempo. Já na SP 360 foi necessária a implantação de apenas um pórtico. Assim, a conclusão se deu primeiro na Constâncio Cintra”, explica o órgão estadual.
 
Os testes na SP 360 vêm sendo realizados desde meados de março, com a instalação de equipamentos de leitura de tags na praça de pedágio e no pórtico, além de todo o sistema operacional, que inclui a transmissão de dados à área comercial da Rota das Bandeiras, para o pagamento de tarifa.
 
Duplicação /Ainda com trânsito confuso, o trecho urbano da duplicação da SP 360, perto do Shopping Móveis até o trevo de Louveira, ontem a tarde já mostrava mais feições de obra pronta. Além das pistas, há caminho demarcado para bicicletas, por exemplo. Alckmin vai descerrar amanhã a placa de duplicação de trecho da SP-360, considerando as obras em Itatiba oficialmente prontas. A duplicação da Itatiba-Jundiaí foi autorizada em 2009, por intermédio do vice governador da época Alberto Goldman, também no governo do tucano José Serra.

8/4/2012