Tecnologia da Artesp será utilizada em rodovias do Paraná

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) firma acordo de cooperação técnica com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) que permitirá a troca de informações e compartilhamento de tecnologia para sistemas de arrecadação automática de pedágio. Os estudos de viabilização pretendem tornar possível a implantação na malha rodoviária paranaenses do sistema da tecnologia de cobrança de pedágio eletrônica para a radiofrequência de 915 MHz, a mesma utilizada nas vias paulistas.
 
Isso significa que, em breve, com um único equipamento de identificação veicular, o motorista poderá passar nas cabines automáticas de pedágio tanto nas rodovias estaduais paulistas quanto nas paranaenses.
 
Essa unificação tornará as viagens mais rápidas e mais seguras, aumentará a mobilidade dos veículos, reduzirá custos operacionais, cooperará na diminuição da emissão de gases poluentes e permitirá que motoristas trafeguem pelas rodovias dos dois estados utilizando apenas uma operadora.
 
Nas rodovias paulistas, 57% dos pagamentos de pedágio já são feitos de forma eletrônica. A interoperacionalidade dos sistemas paulista e do Paraná também permitirá que os motoristas contratem apenas uma operadora para viajar em ambas as malhas rodoviárias.
 
Através desse convênio, as inovações desenvolvidas pela Artesp e pela Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado de São Paulo passam a ser compartilhadas com a Agepar. Assim, a Agência paranaense poderá reduzir o tempo de implantação do sistema nas rodovias daquele estado e economizar recursos, uma vez que nos últimos três anos a Artesp trabalhou na inteligência dos softwares e no desenvolvimento da infraestrutura necessária.
 
A troca de informações viabiliza a padronização dos procedimentos de fiscalização.
 
Em longo prazo, o convênio facilitará a ampliação da tecnologia de pagamento eletrônico de pedágio.
 
A ampliação da nova tecnologia do sistema eletrônico de pedágio começou a ser implantado em 2013 com o Sistema Ponto a Ponto.
 
Além de reduzir custos de adesão e manutenção, a iniciativa ajudou a reduzir a tarifa de pedágio cobrada principalmente para os motoristas.